O que acontece se acelerar com o freio de mão puxado?

Perguntado por: eluz2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Andar com o freio de estacionamento acionado é comprometer toda a estrutura de frenagem, como pastilhas e lonas, além dos pneus e rodas. Ele também exigirá mais do motor, o que significa aumento no consumo de combustível. Por isso, elimine qualquer possibilidade de andar com o freio de mão puxado.

Ao realizar uma frenagem brusca, o risco de colisão ou de tombamento aumenta consideravelmente e se o veículo não tiver freios ABS, as rodas poderão travar ao entrar em atrito dinâmico, provocando a perda de controle da direção e consequentemente causar uma fatalidade.

– Modo de usar e cuidados

  1. Posicione a mão no freio de mão com o dedo polegar no botão.
  2. Aperte o botão com força e continue segurando.
  3. Dê uma leve puxada para cima, e só então, empurre a alavanca totalmente para baixo.
  4. Quando você estacionar o carro, o freio de mão deve ficar travado, ou seja, posicionado para cima.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Antigamente, antes dos câmbios sincronizados, o movimento de punta-tacco (“aportuguesando” seria: ponta e calcanhar) era usado para adequar a rotação das engrenagens do câmbio antes da marcha entrar, para não ocorrer arranhões ou mesmo a marcha não entrar.

A causa mais comum desse sintoma é o mal funcionamento do cilindro mestre de freio, que é considerado o coração do freio. Outra causa frequente desse sintoma é o super aquecimento dos freios devido à excessiva situação de exigência.

Veículos pesados (de grande porte), quando numa subida ou descida, têm preferência sobre os menores. Essa não passa de mera “cultura popular” entre os motoristas, sem qualquer embasamento legal.

A outra recomendação de Satkunas é que o motorista evite frear quando estiver passando sobre a lombada. O motivo é que, ao frear, todo o peso do carro é transferido para o eixo dianteiro. Assim, todo o conjunto de tração e suspensão que se encontra nas rodas dianteiros fica sobrecarregado.

Se o limite for 100 km/h, a infração é média se a velocidade CONSIDERADA estiver entre 101 km/h e 120 km/h; é grave, entre 121 km/h e 150 km/h, e gravíssima, de 151 km/h para cima.

Usando somente os pedais
Se você estiver parado em uma subida, já estará com os pés no freio e na embreagem. Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado.

Para isso, o veículo não deve, em hipótese nenhuma, estar engrenado: o ideal é usar uma segunda marcha, a mesma empregada para o veículo subir uma ladeira.

Segundo especialistas, o próprio condutor pode perceber falhas no ajuste do freio de mão. O ideal é que, no momento de puxar a alavanca se escute, no máximo, três ou quatro cliques. Se você necessita de mais cliques para travar as rodas, é sinal de que o freio está desregulado.

É aconselhável sempre que o veículo estiver parado. Em um cruzamento ou em um farol, onde o tempo de parada for mais longo, procure usar o freio de mão. Com o veículo parado em aclives não é recomendável segurá-lo no pedal da embreagem, pois isso desgasta a mesma. Prefira o freio de mão.

Para ligar o carro
Pise no freio antes de tudo. Pise fundo na embreagem e coloque a marcha no ponto morto. Solte o pé da embreagem e dê a partida com a chave.

Se estiver em uma subida e o carro começar a se movimentar para frente, significa que você passou da meia embreagem e precisará pisar um pouco mais para o veículo ficar parado. Se estiver descendo, é porque pisou mais que o necessário e precisa aliviar um pouco mais o pé do pedal.

Acho que se eu tivesse que mudar para o direito, aí sim precisaria me adaptar. No carro de rua, o correto e mais seguro é frear com o direito”. “Eu freio com o esquerdo no Stock Car e com o direito no carro de rua. Desde o kart eu freio com o esquerdo porque é impossível usar o outro.

É quando o motorista segue em uma estrada, em quinta marcha, e, ao avistar uma descida, retira o pé do acelerador, deixando o carro “engrenado” na descida. Esse método gera economia do mecanismo e um maior nível de segurança.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.