O que acontece se a veia aorta estourar?

Perguntado por: oilha . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O rompimento da aorta é a consequência mais grave do aneurisma. É uma emergência médica gravíssima, que põe em risco a vida do paciente. A dissecção da aorta, por sua vez, é também outra consequência de bastante gravidade, pois pode culminar no rompimento da aorta.

Pode-se observar que a sobrevida global dos pacientes operados para correção do aneurisma de aorta é grande (72% em 8 anos).

A aorta é um vaso sanguíneo que nasce no coração, atravessa o tórax e termina no abdômen na altura do umbigo, é considerado nosso principal vaso por dar origem às artérias que levam o sangue a todas as partes do corpo.

A aorta é o maior vaso sanguíneo no corpo, maior vaso no sistema cardiovascular. É uma artéria que emerge diretamente do coração, e descende através do tórax para o interior do abdome. Todas as artérias do corpo, exceto as artérias pulmonares, emergem da aorta ou de algum de seus ramos principais.

Aneurisma da aorta abdominal tem cura e pode ser corrigido através de cirurgia ou técnica endovascular. No entanto, nem todos os aneurismas demandam uma correção cirúrgica.

O tratamento adequado é de extrema importância, pois sua negligência possibilita progressão do aneurisma com risco de rompimento da aorta, que pode ser fatal.

Quando ocorre hemorragia por rompimento da artéria, porém, o paciente pode ter sintomas como dor de cabeça súbita, náuseas, vômitos e até perda da consciência. O diagnóstico geralmente é feito pelo exame de angio-ressonância magnética.

“A mortalidade, quando há ruptura de um aneurisma, pode chegar a 50% instantaneamente; 50% dos que sobrevivem e chegam ao hospital podem morrer nos primeiros dias. É uma situação dramática e gravíssima, que justifica ações rápidas e precoces para diagnóstico e tratamento”, alerta o neurocirurgião.

As possíveis sequelas são as mais variadas possíveis, já que praticamente qualquer estrutura cerebral pode ser atingida. Mais frequentemente, notam-se déficits motores, déficits na fala e déficits cognitivos.

Os principais fatores de risco tanto para a formação como para o sangramento dos aneurismas são a hipertensão arterial, o tabagismo, consumo de álcool e histórico familiar positivo. Outros fatores de risco incluem doenças do tecido conjuntivo (por exemplo, Síndrome de Ehlers-Danlos) e doença renal policística.

Esquema da artéria femoral (20) e suas principais ramificações - coxa direita, visão anterior. A artéria femoral é a segunda maior artéria do corpo (a primeira é a aorta), localizada ao longo da coxa, sendo o principal vaso sanguíneo a irrigar o membro inferior.

É isso mesmo! A aorta origina-se a partir do VE e é subdividida em aorta torácica (ascendente, arco aórtico e descendente) e aorta abdominal. A aorta ascendente emerge do VE e seus primeiros ramos são as artérias coronárias, as quais se estendem a partir do seio coronariano e fornecem sangue arterial para o coração.

A aorta é uma das maiores e mais importantes artérias do corpo humano responsável por levar oxigênio para todo o organismo. Dela derivam todas as outras artérias, com exceção a pulmonar.

veia cava superior

Veias cava
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

veia cava superior

As maiores veias são a veia cava superior e a veia cava inferior, e ambas drenam diretamente para o átrio direito do coração. Todas as veias da circulação sistêmica acabam eventualmente drenando de volta para uma delas.