O que acontece se a tricomoníase não for tratada?

Perguntado por: gmartins . Última atualização: 28 de abril de 2023
3.9 / 5 11 votos

Tricomoníase não tratada pode levar homens e mulheres à infertilidade irreversível.

Sintomas da tricomoníase
Nas mulheres, a infecção geralmente começa com uma secreção vaginal de cor amarelo-esverdeada, espumosa, com odor de peixe. Em algumas mulheres, a secreção é discreta. A área genital pode ficar irritada e dolorida e pode haver dor durante as relações sexuais.

O tratamento da tricomoníase é feito com remédios antibióticos indicados pelo médico ginecologista ou urologista. Essa medicação elimina o parasita causador da doença. O tratamento leva cerca de uma semana e é aconselhável evitar o uso de bebidas alcoólicas nesse período.

Uma mistura de algumas gotas de óleo de alho com óleo de coco, diluídas e passadas diretamente na área afetada, vai tratar a infecção e aliviar os sintomas. Ou ainda, você pode amassar alguns dentes de alho e misturar em água, e usar essa solução para lavar a vagina.

Nas mulheres, ataca o colo do útero, a vagina e a uretra, e, nos homens, o pênis. Os sintomas mais comuns são dor durante a relação sexual, ardência e dificuldade para urinar, coceira nos órgãos sexuais, porém a maioria das pessoas infectadas não sentem alterações no organismo.

Tratamento da tricomoníase
Se a infecção persistir em mulheres e a reinfecção por parceiros sexuais foi excluída, as mulheres devem receber metronidazol 500 mg, duas vezes ao dia, por 7 dias, ou tinidazol, 2 g, por via oral, uma vez ao dia, durante 7 dias.

Além disso, a tricomoníase se caracteriza como porta de entrada para clamídia, podendo causar infertilidade. Isso acontece pois o protozoário da tricomoníase é parecido com um espermatozóide, por apresentar uma cauda que abre caminho para a clamídia seguir pelo canal do útero.

A pomada vaginal de Tioconazol e Tinidazol serve tanto para o tratamento da candidíase, quanto para outras infecções vaginais, como tricomoníase ou gardnerella. Sua forma genérica é encontrada pelo nome Tioconazol + Tinidazol, cujas embalagens contêm 7 aplicadores vaginais.

Sempre que os fatores de risco para este tipo de infeção sejam mantidos existe o risco de reinfeção, devido ao não tratamento do parceiro sexual ou pelo contato com um novo companheiro sexual, e que se pode complicar por infeções recorrentes (tricomoníase recorrente ou crónica).

Quando os sinais surgem, as mulheres tendem a sofrer com corrimento vaginal, geralmente amarelo ou amarelo-esverdeado. Ao contrário da candidíase, surge um odor bem desagradável, que lembra o cheiro de peixe. E ocorre uma sensação de irritação e ardor local.

O diagnóstico da doença é feito com base na avaliação dos sintomas na análise e aspecto da secreção vaginal. Por meio de um microscópio o médico verifica a possível presença de protozoários. Se houver a suspeita de tricomoníase, procure o quanto antes um ginecologista.

Vale lembrar também que a tricomoníase é uma infecção adquirida por meio da relação sexual sem proteção, enquanto o fungo da candidíase já vive no nosso corpo e apenas se multiplica no caso de baixa imunidade ou grandes alterações hormonais.

Em relação ao metronidazol usado por via intravaginal, a taxa de efeitos colaterais é mais baixa e costuma ficar restrita à região genital, sendo o corrimento vaginal o efeito adverso mais comum. Sintomas gastrointestinais costumam surgir em menos de 5% dos pacientes, uma taxa 50% mais baixa que nos comprimidos.

Não há formação de cistos. As espécies comumente encontradas no homem são Trichomonas vaginalis, Trichomonas tenax e Pentatrichomonas hominis. O T. tenax é um comensal, vive na cavidade bucal humana e também de chipanzés e macacos.

Os principais fatores de risco para ocorrência de tricomoníase são múltiplas parcerias sexuais, início precoce de atividade sexual, relações sexuais sem uso correto de preservativos, histórico de ISTs prévias e tricomoníase anterior.

Fatores de risco para contrair a tricomoníase
Presença de múltiplos parceiros sexuais; Relações sexuais desprotegidas; Histórico de outras doenças sexualmente transmissíveis(DST).

Flogo rosa banho de assento é indicado para este e outros casos como tratamento de candidíase e tricomoníase vaginal. Este anti séptico vaginal é o primeiro passo para manter a sua saúde feminina sempre em dia.