O que acontece se a pessoa não fizer o exame demissional?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 25 de abril de 2023
4 / 5 8 votos

Já no caso do exame demissional, caso o colaborador não faça, além de descumprir uma obrigatoriedade legal, perderá a chance de ser indenizado caso tenha adquirido alguma doença durante o período do contrato. Portanto, o exame demissional vem como um importante balanço tanto para a empresa quanto para o funcionário.

Quando é necessário fazer o exame demissional? A Norma Regulamentadora no 7 (NR7) define um prazo para que o exame demissional seja realizado. De acordo com a NR7, esse prazo é de no máximo 10 dias após o desligamento do funcionário.

Além disso, a empresa fica sujeita a multas pelos órgãos de fiscalização. Quando se faz o exame demissional pode continuar trabalhando? Este tipo de exame deve ser realizado no momento em que o funcionário sairá da empresa.

O exame demissional pode ser feito online, por meio da telemedicina caso não se tenha a possibilidade de ir ao local presencialmente. .

O exame demissional é imprescindível nas relações de trabalho, uma vez que garante a segurança para todas as partes envolvidas. Realizado no momento da demissão, ele avalia se a saúde do profissional foi afetada de alguma forma devido à atividade que desempenhava.

Para a realização do exame, a empresa deve fazer o agendamento da data e horário e informar o empregado.

Apesar de parecer impessoal, prática é permitida e tem sido aceita pela Justiça do Trabalho; forma de comunicar a demissão deve ser cuidadosa para evitar constrangimento a empregado e gerar ações por danos morais.

Tempo de Leitura: 13 minutos O abandono de emprego acontece quando um funcionário se ausenta e deixa de realizar as suas atividades por muitos dias sem dar uma justificativa. Por ainda estar atrelado à empresa, essa postura inadequada pode trazer problemas para o empregador.

No exame demissional são examinados os aspectos gerais de saúde do paciente: cabeça e pescoço, aparelho cardiovascular, aparelho respiratório, aparelho digestivo (anexos e parede abdominal), aparelho urinário, sistema ósteo-muscular, sistema nervoso central e psiquismo, coluna, membros superiores e inferiores.

Uma demissão na sexta-feira pode abalar o clima organizacional, especialmente se a notícia se espalhar rapidamente entre os colegas de trabalho. Isso pode gerar desconforto, insegurança e baixa motivação nos demais colaboradores, afetando o desempenho e a produtividade da equipe como um todo.

Recusa de assinar aviso
O colaborador pode se recusar a assinar o aviso prévio? Pode. O aviso serve para informar que um dos lados (neste caso, a empresa) quer cessar o contrato, mesmo que o outro lado não tenha interesse neste processo.

Em caso de aviso-prévio trabalhado, o trabalhador pode optar pela redução em 2 horas da jornada de trabalho ou se preferir, pode ausentar-se do trabalho por 7 dias corridos. Por fim, o trabalhador deve ficar atento para a data que vai constar na baixa da carteira de trabalho.

A estabilidade se inicia após 15 dias de afastamento das funções do trabalho e tem duração de 365 dias (1 ano). A estabilidade é uma condição temporária prevista na lei e não pode ter seu contrato rescindido. Essa modalidade de proteção ao trabalhador, é destinada aos trabalhadores do regime CLT.

A dispensa por justa causa pode ser aplicada ao trabalhador que comete alguma das infrações previstas em lei e que são consideradas graves o suficiente para quebrar o elo de confiança entre ele e a empresa. Uma dessas infrações é a falta injustificada do empregado ao trabalho por ao menos trinta dias consecutivos.

O que o patrão não pode fazer com o funcionário?

  • a) Alterar o contrato de trabalho sem o funcionário saber.
  • b) Humillhar o funcionário - assédio moral.
  • c) Não pagar o FGTS e INSS.

O cenário mais adequado é que ela seja agendada com pelo menos 24 h de antecedência, e que sejam realizadas antes das 10 h nessa hipótese. Já a comunicação da dispensa, bem como a reunião, em si, deve ocorrer da mesma forma como as demais.

“Demissão é lá com o RH…” Demitir é tarefa do Gestor, não do RH. Um processo de demissão não é fácil para nem um dos envolvidos. Mas o líder não deve delegar ou terceirizar essa responsabilidade! O RH está ali pra apoiar no que for preciso, mas quem comunica é o gestor!

Principais sinais de uma demissão

  1. Os instintos podem estar certos.
  2. A sua avaliação de desempenho foi negativa.
  3. Você está sentindo que seu líder direto está mais afastado de você
  4. Você tem menos trabalho do que os outros.
  5. Foi demitido? Veja como dar a volta por cima!

Aviso prévio quando o funcionário pede demissão
Mas, nestes casos, o funcionário só recebe o salário correspondente ao período em que trabalhou. No caso de o empregado pedir demissão e não cumprir o aviso prévio, o empregador pode descontar os valores correspondentes ao período das verbas rescisórias.

Com base na lei n° 12.506, de 2011, o aviso-prévio tem duração mínima de 30 dias, seja ele trabalhado ou indenizado. A regra dos 30 dias vale para todo trabalhador que tem menos de dois anos completos na empresa. Um período de aviso-prévio maior pode ser determinado com base no tempo de casa do funcionário.

PORTANTO O EMPREGADO SÓ DEVE ASSINAR A RESCISÃO QUANDO FOR PARA RECEBER O PAGAMENTO IMEDIATAMENTE, NO ATO DA ASSINATURA OU NO CASO DA EMPRESA MOSTRAR O COMPROVANTE DE TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA. FORA ISSO SÓ ASSINEM O TERMO DE RESCISÃO DEPOIS DE TEREM RECEBIDO SUAS VERBAS RESCISÓRIAS. Gostou?