O que acontece se a pessoa comer o gelo do freezer?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Mastigar gelo exige imprimir enorme força entre os dentes e o cubo de gelo. Essa força contra um objeto tão duro pode trincar o esmalte dos dentes ou mesmo quebrá-los. Isso facilita o acúmulo de resíduos e a proliferação de cáries. Outro aspecto da pagofagia que é preciso atenção é o indicativo de deficiência ferrosa.

Os cientistas não compreendem plenamente qual pode ser a conexão, mas alguns estudiosos suspeitam que o consumo compulsivo de gelo - conhecido tecnicamente como pagofagia - alivie as inflamações de boca causadas pela deficiência de ferro.

Comer gelo faz mal?

  • Tente saber a procedência da água. Se você tiver certeza de que o gelo foi feito com água potável, tudo bem comer gelo. Aproveite. ...
  • O gelo é duro. Muito duro. ...
  • Gelo refresca. Mas algumas pessoas tem uma sensibilidade maior na região da garganta e ficam mais suscetíveis à inflamação.

Se você tiver certeza de que o gelo foi feito com água potável, tudo bem. Aproveite. Se não tiver certeza, melhor não arriscar. Algumas bactérias podem ficar “escondidas” na água que virou gelo.

Além do dano físico, o desejo por mastigar cubos de gelo ou quaisquer outras substâncias não nutritivas pode indicar deficiência de ferro ou anemia. Estudos mostram que ao mastigar gelo as pessoas sentem alívio imediato, mesmo sem ter consciência da carência de ferro no sangue.

Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo. Na Química este processo é fonte de estudo da Criometria. Ao adicionar sal ao gelo, a bebida congela mais rápido.

Para evitar danos ao interior do aparelho e também que o estado dos alimentos seja afetado, evite produtos corrosivos, como solventes e álcool, ou que tenham odor muito forte. Também não se deve jogar água dentro do freezer para lavar, pois isso pode danificar componentes do aparelho.

Coloque água quente em um borrifador e borrife no gelo, isso vai acelerar o processo de descongelamento. Com a ajuda de um pano vá forçando o gelo desgrudar da parede do freezer, nunca use faca para esse processo. Passe um pano com CIF Cozinha para higienizar e limpar seu freezer.

Pode comer gelo seco? Nem pensar! Mas de jeito nenhum mesmo! Por ser tão frio, ele queimará o seu esôfago, além de congelar o seu estômago ou perfurá-lo.

Veja os 7 alimentos mais indicados para combater a anemia:

  • Carnes vermelhas. ...
  • Vegetais escuros. ...
  • Beterraba. ...
  • Feijão preto. ...
  • Frutas ricas em vitamina C. ...
  • Rins, fígado ou coração de galinha. ...
  • Pão de cevada e pão integral.

A deficiência de ferro geralmente resulta da perda de sangue em adultos (incluindo sangramento da menstruação) mas, em crianças e gestantes, pode resultar de uma dieta inadequada. A anemia se desenvolve, fazendo com que as pessoas fiquem pálidas e sintam-se fracas e cansadas.

Mas o perigo é que o gelo nem sempre é só água congelada. O congelamento não é suficiente para eliminar todos os possíveis micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso o gelo para consumo tem que ser feito com água tratada e filtrada e conservado em sacos fechados.

Além de ser muito utilizado em bebidas geladas, o gelo seco para drinks também é útil para bebidas quentes como chocolate, café ou chá. Por meio do uso do gelo seco, a bebida poderá ser ingerida mais rápido, quando comparada ao tempo em que levaria para esfriar naturalmente.

Pode comer, mas é preciso ter cuidado
Essas partículas minúsculas são as mesmas que acabam entrando em nosso corpo pelas vias aéreas, quando respiramos. Além do mais, flocos de neve tendem a não englobar partículas mais poluentes, então é um “lanchinho” seguro.

O choque de temperatura provocado pelo contato com o gelado leva à perda de sensibilidade nas gengivas e ao desgaste dos tecidos dentários. Associado ao fato de o gelo ser rígido, a mastigação também pode causar lesões nas mucosas e até fraturas nos dentes.

Comer neve para evitar a desidratação é um mito de sobrevivência que não pode ser levado a sério, e que pode inclusive provocar a morte. Algumas fontes afirmam que comer a neve ajuda a saciar a fome, mas na verdade ela pode baixar a sua temperatura corporal. Podendo até mesmo levar a hipotermia.

Comer gelo, por exemplo, é uma vontade normalmente relacionada com a falta de ferro, principalmente por vegetarianos e mulheres grávidas. Isso porque ajuda a aliviar um dos sintomas da anemia, que é a inflamação na boca.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).

As principais causas são: deficiências de ferro, doenças inflamatórias e infecções, doenças hematológicas e insuficiência renal crônica.

A anemia pode causar:

  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações.

É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!