O que acontece se a pessoa beber álcool 70?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

"Essa tendência, de consumir produtos à base de álcool 70% INPM, pode ter consequências perigosas, tais como: perda da consciência, vômitos, diminuição da respiração, parada cardíaca e até coma, dependendo da quantidade ingerida, estes sintomas aparecem entre uma e duas horas", enfatizou.

Com níveis crescentes de álcool no sangue, podem ocorrer sintomas como tonturas, náuseas, vômitos, alterações na fala ou perda de controle sobre os movimentos do corpo. Em casos graves, a intoxicação alcoólica provoca coma e até mesmo a morte.

A mistura dessas duas substâncias não é aconselhada, pois pode haver prejuízos a saúde do paciente e ao tratamento da doença. Desse modo, não é indicado o consumo de álcool com remédios.

Modo de preparação: Colocar, dentro de um recipiente, 1 frasco de 250 ml de álcool etílico a 96%-98% e adicionar 10 colheres de sopa de água destilada (aproximadamente 100 ml); Misturar bem.

Etílico. O etanol, ou álcool etílico (C2H5OH), é o tipo de álcool mais conhecido. Tanto como parte de bebidas alcoólicas como na composição de combustíveis, o etanol está presente no dia a dia das pessoas. Naturalmente produzido a partir da fermentação de açúcar, o álcool etílico é o único que pode ser consumido.

O álcool 70% (mais hidratado) é um bactericida mais eficaz do que o álcool 96%, pois o grau de hidratação é um fator importante para a atividade antimicrobiana.

O álcool etílico possui densidade igual a 0,789 g/cm³, ou seja, a massa de álcool presente numa solução 70 °INPM é maior do que a presenta na solução 70 °GL. Elas somente seriam iguais se a densidade fosse igual a um. De todo modo, ambas são eficientes para a assepsia e ajudam a minimizar o contágio da Covid-192.

Diferença básica do álcool 70% para o álcool 90%
Portanto, quando dizemos “álcool 70%” significa que a composição consiste em 70% de álcool (etílico ou isopropílico) + 30% de água. Essa concentração, portanto, seria a diferença básica do álcool 70% para o álcool 90%.

Beber bastante água é fundamental. Pois o álcool causa desidratação e água vai cuidar para fazer a reidratação do seu organismo.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Álcool e dipirona: o efeito do álcool pode ser potencializado. Álcool e paracetamol: Aumenta o risco de hepatite medicamentosa. Álcool e ácido acetilsalicílico: Eleva-se o risco de sangramentos no estômago.

Pode sim, sem problemas.

Uso concomitante de álcool/depressores SNC:
Essa utilização concomitante tem potencial para aumentar os efeitos clínicos de diazepam, incluindo possivelmente sedação grave, depressão cardiovascular e/ou respiratória clinicamente relevantes (vide item “Interações medicamentosas”).

Álcool 70% na limpeza de casa
Esse tipo de álcool pode ser usado durante a faxina mais pesada ou até mesmo na limpeza básica do dia a dia. No entanto, ressaltamos que é preciso ter cuidado ao utilizar o produto, uma vez que ele é inflamável e não pode ser misturado com outros produtos de limpeza.

O álcool 70º INPM representa a fração ou percentual em massa ou em peso (%p), sendo que a abreviatura INPM significa Instituto Nacional de Pesos e Medidas. Esse mesmo produto pode ser apresentado como álcool 77°GL que é a fração em volume ou percentual em volume (%v), e GL significa Gay Lussac.