O que acontece se a pedra na vesícula estourar?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

"O rompimento da vesícula biliar assemelha-se ao apendicite, pondo o paciente em risco de morte devido à possibilidade de infecção generalizada”, explicou o cirurgião da Santa Casa de Maceió, Renato Rezende.

Assim como gangrena ou até perfuração da vesícula biliar. Nestes casos, é preciso procurar atendimento médico imediatamente, pois é necessário realizar uma cirurgia de urgência. A icterícia, por sua vez, pode indicar a coledocolitíase (cálculos no canal que drena o fígado).

Pancreatite aguda biliar: quando o cálculo que saiu da vesícula pode obstruir do ducto de drenagem do pâncreas , levando a um quadro de pancreatite aguda que pode ser grave dependendo da sua intensidade.

Quando começam as surgir sintomas como dor intensa e vômitos, sobretudo após a alimentação, é preciso ir urgente ao médico para realizar o diagnóstico. Se a vesícula estiver com sério problema inflamatório a cirurgia é indicada imediatamente.

A pedra na vesícula pode ocasionar sintomas intensos e graves, sendo os mais comuns: Dor intensa na barriga, geralmente do lado direito ou na boca do estomago. Esta dor geralmente dura de 30 minutos a 2 horas, mas quando for mais prolongada pode indicar complicações. Neste caso, procure o seu médico com urgência.

Pedras na vesícula precisam de cuidados médicos, pois podem se agravar. Esse adiamento é pouco recomendável e pode gerar situações de risco, pois os cálculos tendem a migrar por meio dos canais que transportam a bile, criando uma série de problemas, alguns dos quais potencialmente graves.

É claro que toda cirurgia tem seus riscos, porém a cirurgia de Pedra na Vesícula é considerada bem segura e dificilmente ocorre lesões na Via Biliar. É recomendado a realização da cirurgia, assim que diagnosticado a pedra na vesícula, pois em caso de demora aumentam os riscos da operação.

Quais são as possíveis complicações da cirurgia para retirada da...

  • Vazamento de bile. ...
  • Coledocolitíase. ...
  • Lesão da via biliar. ...
  • Sangramento. ...
  • Infecção. ...
  • Complicações relacionadas à anestesia.

Sintomas de inflamação na vesícula
Já nos casos em que existem sintomas, o mais comum é a pessoa sentir dor na localização do órgão, parte superior do abdômen.

Alguns casos de pedra na vesícula podem ser assintomáticos, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois.

A pedra pode sair da vesícula, se for pequena, através do canal que leva a bile para o intestino, mas que passa dentro do pâncreas, quando o canal da bile desemboca no intestino pode levar a pancreatite aguda. A incidência da pancreatite aguda é maior nas mulheres (70%) devido à pedra na vesícula.

A coledocolitíase é o resultado da migração de uma pedra de dentro da vesícula biliar para o canal da bile. Nestes casos o paciente fica ictérico (a pele e os olhos ficam amarelados como na hepatite) pois a bile fica impedida de chegar ao intestino , acumulando-se no fígado e sangue.

O período de internação é de até 2 dias. Porém, se houver complicações e o abdômen estiver muito inflamado, pode ser que haja a recomendação para que o tempo de recuperação seja maior.

O período de recuperação após uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar depende do perfil de cada paciente e das atividades profissionais exercidas. Recomendamos o afastamento para repouso físico por um período de 7 a 15 dias.

O procedimento cirúrgico, chamado de colecistectomia, consiste na remoção da vesícula biliar com as pedras. Tecnicamente, não é viável retirar apenas os cálculos. Além disso, novas pedras podem se formar em pouco tempo, sendo recomendável, portanto, retirar todo o órgão.