O que acontece se a pedra ficar no canal da urina?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Os cálculos, especialmente os minúsculos, podem não apresentar quaisquer sintomas. Os cálculos da bexiga podem causar dor em baixo-ventre. Os cálculos que obstruem o ureter ou a pelve renal ou qualquer um dos tubos de drenagem do rim podem causar dor nas costas ou cólica renal.

“No entanto, se não houver complicações e se o tamanho do cálculo permitir, o paciente entra em um Protocolo de Terapia Expulsiva”, esclarece Treiger. Isso significa que há grandes chances de expelir a pedra pela urina e que, com devido acompanhamento, é possível esperar em torno de 20 dias para sua eliminação.

Sintomas de pedra na bexiga
Quando este quadro clínico apresenta sintomas, eles podem ser mal-estar, desconforto e ardor ao urinar, dor abdominal, nas costas e na pelve. Essas dores são provocadas pelo bloqueio da passagem da urina. Há também o aumento da frequência urinária durante a noite.

Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.

Elas podem não ter sintomas ou apresentar: Dor intensa que começa nas costas e irradia para o abdome em direção à região inguinal. É uma dor que se manifesta em cólicas, ou seja, com um pico de dor intensa seguido de um período de alívio. Em geral, essas crises são acompanhadas por náuseas e vômitos.

Com uma câmera na ponta, o aparelho entra pela uretra, passa pela bexiga e entra no canal ureteral. Após identificação do cálculo, fragmenta com laser e remove os pequenos pedaços com auxílio de uma pinça em forma de cesta.

Cálculos de via urinária são transtornos para médicos e pacientes. Uma das medicações mais utilizadas no tratamento é a tansulosina, um alfa-bloqueador.

O chá de quebra-pedra é uma das opções mais conhecidas, já que como o seu nome diz, ajuda a dissolver as pedras já existentes nos rins, além de prevenir a formação de novas. Essa planta medicinal é antioxidante, antibacteriana, e também previne infecções bacterianas.

Algumas vezes, um cálculo renal bloqueia temporariamente o ureter e causa dor que ocorre intermitentemente. A obstrução que leva à hidronefrose pode causar sintomas vagos no trato digestivo, como náusea, vômito e dor abdominal.

Cálculos pequenos, de de até 7mm, têm chance maior que 90% de serem eliminados espontaneamente, sem a necessidade de cirurgia.

Se ao urinar você percebe que há sangue no seu xixi, esse é mais um dos grandes sinais de pedras nos rins. O que acontece é que as pedras podem atrapalhar a função de filtragem do sangue exercida por esse órgão, deixando passar uma quantidade elevada de hemácias.

Em cálculos pequenos (até 6 mm) localizados no ureter próximo a bexiga, pode-se tentar o tratamento com a Tamsulosina. É um medicamento que causa relaxamento da musculatura do canal urinário, facilitando a passagem da pedra em direção a bexiga, sem necessidade de cirurgia.

Quais são as formas de expelir o cálculo renal de forma natural?

  1. Beba mais água.
  2. Consuma sucos cítricos.
  3. Pratique exercícios físicos regularmente.
  4. Consuma fibras diariamente.

Em quanto tempo o chá de quebra-pedra faz efeito? O tempo que o chá demora para fazer efeito depende do que está sendo tratado, concentração da erva no chá e outros fatores. Para obter mais informações específicas para o seu caso, é indicado procurar por um médico especialista.