O que acontece se a injeção for mal aplicada?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.

complicações locais pós-injeções intramusculares em adultos, identificou-se casos de complicações no músculo deltóide, tais como contratura muscular do deltóide, necrose muscular e lesões de graus variáveis do nervo axilar, pois se localiza a cinco centímetros da borda lateral do acrômio.

Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.

pontadas nessa região do corpo; formigamento nos pés e nas pernas; dificuldade de andar e de se manter ereto; dormência na porção inferior do corpo.

A injeção intramuscular no deltóide é procedimento freqüente. Ocasionalmente, pode causar complicações, tais como contraturas musculares e lesões neurológicas. Aven-ta-se que a injeção em local impróprio é, em geral, o fator responsável por essas intercorrências.

Agora se o paciente apresentar um hematoma no local da injeção, informe que não se trata de um erro e que ele não precisa se preocupar. Dentro de alguns dias a mancha roxa vai passar por uma alteração de cor e depois desaparecerá.

Anticoncepcionais injetáveis
Efeitos colaterais como ganho de peso e inchaço são comuns às mulheres que optam por esse método, é frequente a região onde a aplicação ocorreu ficar dolorida. Além disso, esse método costuma reduzir cólicas e o fluxo menstrual.

A injeção IM no músculo ventro glúteo é a que representa menor risco, pois é livre de vasos ou nervos importantes e seu tecido subcutâneo de menor espessura, se comparado a outros músculos utilizados para IM.

O erro no processo de preparo e administração de medicamentos pode resultar em sérias consequências ao paciente e à sua família, além de gerar incapacidades, prolongar o tempo de internação e recuperação, demandar novos procedimentos e intervenções, atrasar ou impedir o paciente de reassumir suas funções sociais e até ...

A técnica de enfermagem explica que a massagem auxilia o líquido da injeção ou da vacina a se espalhar mais rapidamente pelo corpo, aliviando a sensação de queimação. “Outra técnica que pode ser usada é fazer compressa de água quente, que também ajuda a alastrar a vacina e aliviar a dor”, ensina.

Ao fazer uma injeção (seja ela intramuscular ou subcutânea), a agulha atravessa tecidos vascularizados, ou seja, que contém vasos sanguíneos. Então a agulha gera lesão, rompimento dos vasos. Isso leva ao extravasamento de sangue.

A agulha deve ser sempre introduzida em posição perpendicular à pele, ou seja, em um ângulo de 90°. O BISEL da agulha deve ser posicionado de forma LATERAL, minimizando as agressões as fibras musculares minimizando a dor durante o procedimento e as complicações.

As seguintes recomendações são básicas, atendem a maior parte das injeções: Na via IM, ao se usar agulhas com comprimentos ideais (maiores que a distância entre a pele e o músculo), não é necessário realizar prega. Deve-se apenas esticar a pele antes de aplicar a agulha.

Músculos indicados para a administração e volume permitido em adultos são: Vasto lateral da coxa: até 4 ml. Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.

O ciático é o maior nervo do corpo humano. Estende-se pela face posterior do quadril, desce por trás da coxa e do joelho de cada perna até alcançar o dedo maior do pé (hálux).

Quando o nervo ciático fica inflamado, pode causar dor, formigamento e dormência na região da lombar até o pé. Outra causa comum de dor no nervo ciático é a compressão. Isto ocorre quando o nervo é comprimido por uma hérnia de disco ou esporão ósseo, por exemplo.