O que acontece se a hipófise parar de funcionar?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 15 votos

O hipopituitarismo é a diminuição da atividade da hipófise que resulta em deficiência de um ou mais hormônios hipofisários. Os sintomas de hipopituitarismo dependem de qual hormônio está deficiente e podem incluir baixa estatura, infertilidade, intolerância ao frio, cansaço e incapacidade de produzir leite materno.

A remoção cirúrgica é frequentemente necessária, principalmente, se o tumor estiver pressionando os nervos ópticos, o que pode causar cegueira. Na maioria das vezes, os tumores da hipófise podem ser removidos através de um procedimento transesfenoidal – o cirurgião acessa o tumor pelo nariz e pelos seios nasais.

Se for produtor de hormônio do crescimento, pode causar dores articulares, crescimento dos pés e das mãos, do queixo, e ainda causar diabetes”, alerta. Não existe prevenção para os tumores de hipófise. Quando há predisposição genética, existe grande possibilidade de a pessoa desenvolvê-lo em algum momento da vida.

Entre outros, podem ser solicitados:

  1. Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise.
  2. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.

endocrinologista

Para tratar as doenças da hipófise existem diferentes abordagens sempre indicadas pelo endocrinologista, envolvendo tratamento medicamentoso e cirurgias da hipófise.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente à noite; Não ser uma pessoa sedentária, ou seja, fazer pelo menos 150 minutos de exercícios semanalmente; Ter uma boa noite de sono; Ter níveis adequados de magnésio e de Vitamina B6.

A hipófise (glândula pituitária) é uma glândula de 8mm de diâmetro localizada na parte central da base do crânio.

SINTOMAS DO ADENOMA DA HIPÓFISE
O adenoma da hipófise pode causar dores de cabeça. As dores de cabeça não têm características específicas, podem ser de intensidade fraca ou serem dores fortes. O diagnóstico pode ser difícil pois o crescimento do adenoma em geral é lento e dores de cabeça podem ser antigas no paciente.

As recomendações para manter a hipófise saudável são aquelas essenciais para qualquer outro órgão do corpo: alimentação equilibrada e saudável, estilo de vida não sedentário e prática de atividades físicas, bem como sono de qualidade e descanso diário.

Adenoma funcionante (secretor): o tamanho do tumor pode desregular a hipófise e provocar a produção excessiva de hormônios. Esse tipo é benigno e não apresenta risco para outros órgãos do corpo. No entanto, a superprodução hormonal pode atrapalhar o funcionamento das glândulas que estão em sincronia com a hipófise.

Se a cirurgia provocar danos às grandes artérias, ao tecido cerebral próximo ou aos nervos próximos da hipófise, em casos raros pode resultar em dano cerebral, acidente vascular cerebral ou problemas de visão.

A Ressonância da Magnética da Sela Túrcica (também conhecida como ressonância da região selar ou ressonância da hipófise) é o melhor exame para avaliação da glândula hipófise.

A cirurgia deve ser realizada nos casos de apoplexia hipofisária, ou seja, quando há sangramento do tumor, e quando há déficit neurológico, geralmente presente nos tumores volumosos. Quando não se consegue o tratamento clínicos dos tumores hipofisários, a cirurgia também pode ser indicada pelo neurocirurgião.

Para auxiliar em sua atuação, uma boa dica é ingerir alimentos ricos em fósforo, como as sementes de abóbora. Isso porque este mineral estimula a liberação do paratormônio e, sendo assim, favorece o seu funcionamento. A castanha do Pará e o salmão também são alimentos ricos nessa substância.

A glândula hipófise regula as funções hormonais essenciais de crescimento, desenvolvimento, reprodução, equilíbrio do estresse e controle metabólico. Por seu papel proeminente no controle destes processos, a hipófise recebeu a denominação de glândula-mestra.

São hormônios secretados pela hipófise:

  • hormônio folículo-estimulante,
  • hormônio luteinizante,
  • hormônio estimulador da tireoide,
  • hormônio adrenocorticotrófico,
  • prolactina,
  • hormônio do crescimento,
  • ocitocina,
  • hormônio antidiurético.

As doenças originárias da hipófise são causadas por diversos tipos de tumores na glândula, normalmente, benignos. Esses tumores começam a se desenvolver dentro dela e fazem com que ela comece a produzir hormônios em quantidades anômalas, gerando complicações que variam conforme o hormônio produzido.

Alimentos ricos em vitamina B5
E quanto mais serotonina, maior a sensação de bem-estar e menor a produção do cortisol. Alguns alimentos ricos neste nutriente são: damasco, amêndoa, leite, salmão, gérmen de trigo e farinha de aveia.

Tumor na hipófise tem cura, pois é um tumor benigno, ou seja, não cancerígeno. O tratamento é feito com a remoção cirúrgica do tumor, pelo nariz ou por uma incisão no crânio. Caso o tumor seja muito grande e afete outras áreas do cérebro, a cirurgia é mais arriscada.