O que acontece se a escoliose não for tratada?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Em casos mais graves, a escoliose pode levar a problemas cardíacos, pois, a curvatura pode comprimir o coração e os pulmões. Esses problemas podem levar a complicações graves, como o coração e até mesmo a morte.

Embora muitos considerem a escoliose uma condição indolor, aqueles com um diagnóstico podem discordar. Independentemente da sua idade e nível de gravidade da doença, viver com escoliose é um desafio. Embora o diagnóstico de escoliose não seja algum tipo de sentença médica, muitos aspectos da vida podem ser afetados.

Escoliose tem cura? Ainda não existe tratamento medicamento para a escoliose, mas algumas técnicas podem colaborar para o seu tratamento. O sucesso vai depender de diferentes fatores, inclusive, da gravidade da curvatura. Mas, normalmente, existe cura pra escoliose, sim.

A curvatura da coluna vertebral, em seguida, é medida e expressa em termos de graus. Geralmente, uma curva é considerada significativa se for maior que 25 a 30 graus. Curvas superiores a 45 ou 50 graus são consideradas mais graves.

A escoliose acima de 40 graus é considerada severa e está indicada a correção cirúrgica. Alguns tipos de escolioses, como a congênita e a neuromuscular, não respondem a nenhum tratamento, sendo tratadas precocemente com cirurgia.

São eles: ombros e quadris assimétricos e desnivelados (um lado é mais proeminente do que o outro), tamanho desigual dos membros inferiores (uma perna mais comprida do que a outra), cintura e caixa torácica desviadas para um dos lados do corpo, mamilos assimétricos (um mais alto do que o outro), costelas e escápulas ...

Quem possui escoliose não pode praticar exercícios físicos
Entretanto, é importante que evitem modalidades que causem impactos fortes na coluna.

Segurada com escoliose congênita tem direito a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência. De acordo com a segurada, ela possui deficiência em grau moderado, possuindo assim direito à um requisito menor para se aposentar.

Tratamento para Escoliose

  1. 1 – Aviãozinho. Mantenha-se em pé. Em seguida, flexione o tronco para frente, com os braços abertos na direção dos ombros e uma perna elevada para trás. ...
  2. 2 – Prancha Lateral. Exercício excelente de fortalecimento do abdômen. ...
  3. 3 – Perdigueiro. Exercício que trabalha a coordenação e a musculatura.

Quais são os direitos das crianças que vivem com escoliose idiopática? As crianças que vivem com escoliose idiopática têm direito a receber tratamento médico adequado, incluindo consultas, exames, fisioterapia e, se necessário, cirurgia corretiva.

Não existe nenhuma comprovação científica de qual a posição adequada para os pacientes que tem escoliose dormirem, porém recomendamos dormir de barriga para cima, já que esta é uma posição neutra.

O tratamento não cirúrgico para escoliose é por meio da utilização de coletes, em que existem diversos tipos, que auxiliam na correção da curvatura desalinhada.

Outros querem corrigir a deformidade para evitar mais dor e incapacidade. A cirurgia costuma ser o último recurso para quem tem escoliose adulta. A cirurgia pode, no entanto, restaurar o equilíbrio da coluna e reduzir ou eliminar os sintomas. Existem várias técnicas cirúrgicas para tratar a escoliose do adulto.

Exercícios para escoliose: prancha lateral
Apoie um cotovelo no chão, na mesma direção do seu ombro e deixe as pernas retas, apenas com os pés encostados no chão; Em seguida, eleve o tronco do chão, mantendo uma linha horizontal; Mantenha essa posição de 7 a 10 segundos e desça; Repita 5 vezes para cada lado.

Quando a curva está acima dos 30 graus, além da fisioterapia, geralmente, se indica o uso de coletes. E em casos mais graves, superiores a 50 graus, pode ser indicada a cirurgia. Claro que quem vai dizer qual a opção de tratamento mais adequada para o seu caso é o médico ortopedista.

A escoliose também pode ser classificada pela severidade da curva. Uma curva de escoliose leve é definida como uma curva que mede entre 10 e 20 graus. Uma curva de escoliose moderada mede entre 20 e 40 graus. Uma curva de escoliose severa mede mais de 40 graus.