O que acontece se a empresa não pagar o reajuste do salário?

Perguntado por: massuncao . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Precedente Normativo 72: “Estabelece-se multa de 10% sobre o saldo salarial, na hipótese de atraso no pagamento de salário até 20 dias, e de 5% por dia no período subsequente.” O artigo 43 da CLT diz: Art.

Por exemplo: se a pessoa permaneceu em uma empresa até agosto de 2022 e foi acordado um reajuste salarial de 5% em outubro deste mesmo ano, com data-base em junho de 2022, esse trabalhador deverá receber o reajuste salarial retroativo referente aos meses de junho, julho e os dias trabalhados em agosto.

O que acontece se a empresa não pagar o dissídio ao empregado? Caso a empresa não pague o valor determinado no acordo, violará a decisão ou acordo coletivo de trabalho. Nesse caso, se não respeitar a decisão, será devidamente punida conforme o documento elaborado no acordo.

O reajuste salarial anual é um direito de todo trabalhador, garantido pela CLT, que obriga empresas e sindicatos profissionais a firmarem acordo em favor dos empregados, no que se refere ao aumento salarial em função da inflação e outros fatores econômicos.

O dissídio é calculado em cima dos índices de inflação e dessa forma, é realizado o reajuste dos salários, para que os ganhos do trabalhador não fiquem defasados. Ou seja, o objetivo do dissídio salarial é o trabalhador não perder o poder de compra que possuía antes do reajuste da inflação.

O cálculo do dissídio salarial é feito a partir do valor do salário base, aplicando-se sobre ele o reajuste. Basta multiplicar o salário base pelo índice de reajuste para saber qual o valor do aumento.

O prazo de pagamento é de 60 dias, a partir da publicação da sentença. Fique atento aos avisos do Sindicato.

Se a data-base é em janeiro e o acordo for homologado em maio, a empresa deve pagar o dissídio retroativo referente a esse período. Para os colaboradores que estão há menos de um ano na empresa, é calculado o dissídio proporcional, baseado nos meses que foram trabalhados.

até 60 dias

Quanto ao tempo para recebimento do retroativo, de modo geral, o beneficiário pode receber o retroativo em até 60 dias. Este prazo é válido para valores da Requisição de Pequeno Valor.

DEMITIDO ANTES DO REAJUSTE SALARIAL TEM DIREITO A RESCISÃO COMPLEMENTAR. Quem foi demitido ou pediu demissão depois da data-base da categoria (data anual de revisão do acordo coletivo), mas antes da concessão do aumento, tem direito a ter sua rescisão recalculada com base no salário reajustado.

Diferença de reajuste salarial x aumento salarial
Já o aumento salarial tem o objetivo de aumentar o poder de compra, ou seja, enquanto o reajuste serve para alinhar o retorno salarial aos padrões do mercado, o aumento é usado para que o salário fique acima deles.

Como gerar a multa por dispensa 30 dias antes da data base do dissídio? O empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial, terá direito à indenização adicional equivalente a um salário mensal.

Não há previsão legal quanto ao mês do ano em que ocorrerá o reajuste salarial 2023. Assim, o prazo dependerá da definição que se efetuará por intermédio de um acordo entre o sindicato, a empresa e o trabalhador.

O reajuste anual do salário é um direito do trabalhador que exerce atividade devidamente registrado de carteira assinada. Todos os anos, o salário mínimo passa por um reajuste anual. Em 2023, entrou em vigor, no dia 1º de janeiro, o novo valor do salário mínimo, que agora passa a ser de R$ 1.320.

Reajuste dos aposentados 2023 acima do mínimo
R$ 1.400,00 – benefício recebido o ano todo, acima do salário mínimo; 5,93% – porcentagem de aumento para quem recebe acima do salário mínimo.

Quem tem mais de um ano de casa deve acrescentar ao período de aviso prévio três dias para cada ano trabalhado, respeitando o limite de 90 dias. Quem se demite depois da data-base, mas antes do reajuste, tem direito à rescisão complementar independentemente de ter cumprido o aviso prévio ou não.

Já o empregado que tem ou teve o seu salário atrasado de forma frequente ou por vários meses, pode solicitar a rescisão indireta do seu contrato de trabalho: o rompimento do contrato. Isso pode ser feito, pois o empregador está cometendo uma falta grave à medida que ele está descumprindo com as cláusulas contratuais.