O que acontece se a empresa não pagar?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Caso a empresa não pague verbas rescisórias dentro do prazo e não indique a dispensa na carteira de trabalho, a empresa deverá pagar a multa prevista no artigo 477 da CLT. Essa multa é pelo atraso de pagamento das verbas rescisórias. Geralmente, o funcionário recebe multa no valor de seu salário.

Quando o empregador deixa de pagar as verbas no prazo previsto por lei, incide a multa do artigo 477, §8º, da CLT, no valor de um salário do empregado, exceto quando fica comprovado que o próprio trabalhador deu causa ao atraso.

O empregado ou a entidade sindical da respectiva categoria profissional deve denunciar a empresa à Delegacia Regional do Trabalho (atualmente denominada Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, conforme Decreto 6.341/2008) para que seja instaurado o processo.

Nessas situações, basta que o comerciante entre com uma ação visando advertir o devedor sobre o débito pendente. Isso pode ser feito por meio de uma ação monitória e ela deve ser formalizada no Juizado Especial Cível (JEC) mais próximo. prazo para dar entrada em uma ação monitória é de até cinco anos.

Tente uma conversa com seu empregador
Esse acordo pode ser pagamento posterior com juros ou até um aumento da remuneração para relevar o salário atrasado. Lembre-se de sempre ter todos os acordos registrados em cartório e escritos para ter mais uma segurança de que será cumprido.

Ter o CNPJ negativado não interfere em nada no histórico do CPF, tanto quanto o CPF sujo ou altamente endividado também não influencia nos registros do CNPJ – embora não seja incomum os bancos analisarem o histórico de ambos antes de conceder um empréstimo a um ou ao outro, uma vez que estejam conectados.

Posso encerrar uma empresa com dívidas? Essa é a primeira pergunta que o empresário faz quando está nessa situação. E a resposta é sim, você pode! Isso vale não só para dívidas com bancos ou credores particulares, como também para débitos tributários, trabalhistas e previdenciários.

É importante esclarecer que as dívidas comerciais, bancárias e outras, não impedem o encerramento (extinção e a dissolução) de uma sociedade, tampouco a retirada de um sócio, mas podem atingir o patrimônio pessoal de todos os sócios.

Caso não haja leis e normas específicas para o seu local, em geral, aplica-se a CLT, que afirma que o salário de qualquer funcionário, em todos os âmbitos, deve ser pago até o quinto dia útil do mês. Com isso, fica claro que não existe uma regra geral quanto a legalidade ou ilegalidade dos atrasos.

Para pagar os salários, o empregador tem até o quinto dia útil do mês (Artigo 459 da #CLT). Se essa data-limite for ultrapassada, haverá incidência do índice da correção monetária no pagamento do mês seguinte, proporcional ao dias de atraso. (Súmula 381 do TST). Clarice Trawinski and 384 others like this.

Fiscalização por denúncia
Essa denúncia pode ser em função do não pagamento de direitos trabalhistas (salário, impostos, horas extras, etc.) ou até pela falta de segurança e condições na empresa para que o colaborador exerça sua função.

Quais documentos são necessários para abrir uma ação trabalhista?

  • Documentos pessoais: CPF, RG, CTPS e comprovante de endereço. ...
  • Procuração ao advogado. ...
  • Declaração de hipossuficiência. ...
  • Termo de rescisão ou o contrato de trabalho. ...
  • Documentos probatórios. ...
  • Nomes de testemunhas. ...
  • Perícias técnicas.

Aproximadamente R$ 23,00. 4 – Custas iniciais (taxa judiciária): essa costuma ser a taxa mais cara, pois corresponde a 1% sobre o valor da causa, tendo como piso, atualmente, R$ 132,65. Seu potencial de onerosidade se justifica em razão das regras de fixação do valor da causa.

Trata-se, portanto do popularmente conhecido caloteiro ou vigarista. Art.

O código de Defesa do consumidor no seu artigo 52, § 1° proibi expressamente que as multas ocasionadas pelo não pagamento na data pactuada sejam estipuladas acima de 2% do valor da prestação, e determina que as cláusulas, seja no boleto, carnê ou contrato de consumo, que estabeleçam multa por atraso, em percentual ...