O que acontece se a cistite não for tratada?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Quando a infecção urinária não é tratada corretamente, as bactérias podem subir para o rim e gerar várias complicações, como infecção generalizada, que pode levar a óbito.

Fatores que pioram
Bebida alcoólica. Alimentos ácidos (laranja, limão, abacaxi e etc.). Café. Chá preto.

Recomendações para evitar a cistite
Urine com frequência. Reter a urina na bexiga por longos períodos é uma contraindicação importante. Urinar depois das relações sexuais favorece a eliminação das bactérias que se encontram no trato urinário; Redobre os cuidados com a higiene pessoal.

Cuidados e recomendações. É importante ressaltar que não se deve segurar a urina, o que ajuda no surgimento de cistite ou infecção urinária, pois a uretra não será limpa durante um longo período, ficando mais suscetível às bactérias.

Possíveis complicações da cistite
Quando atingem os rins, surgem sintomas como febre, dor lombar intensa e vômitos. O diagnóstico é feito através do exame de urina que verifica a presença de bactérias e seu tratamento é feito com antibióticos.

Pouca urina durante a micção; Ardor ao urinar (disúria) Dores nas costas e no baixo ventre; Sangue na urina nos casos mais graves.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão.

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes.

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

O sintoma clássico da cistite é dor ou ardor para urinar e a necessidade frequente de urinar eliminando apenas pequena quantidade em cada micção. Em alguns casos, o paciente pode urinar sangue ou apresentar dor na pélvis (parte baixa da barriga). A cistite, porém, pode ser absolutamente assintomática.

Confira: Beber muita água durante todo o dia ou bebidas com ação diurética (chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce) – isso ajuda a diluir a urina e aumenta a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade – não se deve “segurar” a urina.

Urocultura ou cultura da urina.

Presença de sangue na urina em casos graves; Sensação de peso na bexiga.
...
Os sintomas de Pielonefrite são:

  1. Febre acima de 38,5º C;
  2. Dor forte na barriga, costas ou virilhas;
  3. Dor ou queimação ao urinar;
  4. Urina turva;
  5. Presença de pus ou sangue na urina;
  6. Vontade frequente para urinar.

Quebra-Pedra — Muito indicado por auxiliar na eliminação e prevenção de cálculos renais, ele também é recomendado para cistites. Tem ação anti-inflamatória, diurética e antinociceptiva.

Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.

Antibióticos
Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina. Por se tratarem de remédios antibióticos, sua compra é feita somente mediante retenção da prescrição médica.