O que acontece se a caxumba desceu?

Perguntado por: gcapelo4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

É verdade que a caxumba pode “descer”? Sim. O vírus pode atingir testículos nos homens e ovário nas mulheres, provocando inflamação e, sem tratamento, infertilidade.

Felizmente, a maioria dos casos da caxumba tem recuperação natural e progressiva, sem grandes complicações, em até duas semanas.

A transmissão acontece pela saliva e por gotículas de saliva contaminadas com o vírus que ficam em suspensão no ar, por isso deve-se evitar compartilhar talheres, pratos, copos ou respirar muito perto de quem está com caxumba.

Sintomas da caxumba

  1. Inchaço e dor na parótida e nas outras glândulas salivares infectadas (localizadas embaixo da mandíbula);
  2. Dor muscular e ao engolir;
  3. Febre;
  4. Mal-estar;
  5. Inapetência.

Quem já teve a doença, a caxumba, fica imune e não tem ela de novo mas, o filho pode ter se nunca teve. Não é uma imunização hereditária. A vacinação é a única maneira de evitar o contágio. A imunização da caxumba está incluída na tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Um simples exame de sangue pode detectar esses anticorpos e também diferenciar se você é imune ao vírus ou se possui uma infecção ativa. Caso anticorpos IgG séricos estejam presentes no sangue, isso indica que você já teve uma infecção anterior ou foi vacinado contra a caxumba.

Comer alimentos leves e fáceis de mastigar (sopa, iogurte etc.) Evitar alimentos ácidos que possam causar mais dor nas glândulas salivares.

Não existe um tratamento específico para caxumba. O tratamento é de suporte com o uso de sintomáticos, como como dipirona, ibuprofeno e acetaminofeno, para alívio da dor e da febre. Recomenda-se também uma alimentação com alimentos mais macios para melhora do desconforto associado aos sintomas [10].

Caxumba e meningite são duas doenças que normalmente se confundem pela semelhança de sintomas.

A caxumba começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, desânimo, cansaço, náuseas e dor abaixo da orelha. Mais ou menos um dia depois começa a aparecer o inchaço característico na região da mandíbula. Os gânglios do pescoço em geral aumentam de tamanho e a pessoa tem muita dor nesta região.

A caxumba é transmitida através do contato direto com secreções (saliva ou espirro) da pessoa infectada. O indivíduo infectado não deve exercer atividades escolares e nem trabalhar pelo período de 09 dias após o início da doença.

Não há tratamento específico para caxumba; em geral, prescrevemos apenas sintomáticos, tais como analgésicos e antipiréticos. Como é uma doença de origem viral, não há indicação para o uso de antibióticos.

Posso pegar caxumba mais de uma vez? Os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba são muito raros. Em geral, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença. No entanto, se a infecção se manifestou apenas de um lado, o outro, eventualmente, pode ser afetado em outra ocasião.

O médico infectologista Jaime Rocha, da Unimed Laboratório, garante que a melhor maneira de se prevenir contra a doença é a vacinação. Existem duas vacinas, a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, e a tetra viral, que inclui a proteção contra a varicela.

A caxumba é uma doença causada pelo paramyxovirus da classe rubulavirus, um tipo de vírus que acomete caracteristicamente as glândulas parótidas, que são as maiores das três glândulas salivares. Os principais sintomas da doença são: febre, dor na face e aumento do volume das glândulas salivares.

Quando isso ocorre, há o risco de os testículos atrofiarem ou de as glândulas espermáticas serem danificadas, prejudicando a produção dos espermatozoides e a qualidade dos mesmos. Em alguns casos, pode ocasionar uma dificuldade reprodutiva ou, até mesmo, a total esterilidade.

Costumam ocorrer surtos da doença no inverno e na primavera e as crianças são as mais atingidas. A melhor maneira de evitar a caxumba é através da vacinação aos 12 e 15 meses de vida.

A recomendação de isolamento social com afastamento das atividades habituais é de 5 dias após o início do edema da parótida. Outrossim, o vírus foi isolado na saliva 7 dias antes até 8 dias após o início da inflamação (1,3).

Chá de calêndula
2 colheres de calêndula (30 g) e 1 xícara de água (250 ml). Como fazer? Adicione duas colheres de calêndula em uma xícara de água fervendo. Tampe-a e deixe o chá esfriar.

O diagnóstico da caxumba é basicamente clínico, mas há exames de sangue que ajudam na identificação da presença de anticorpos contra o vírus da caxumba, que são realizados quando há necessidade de estabelecer um diagnóstico de certeza. São conhecidos como Anticorpos Anti Caxumba IgG e IgM.