O que acontece se a cadela cruzar com vários cachorros?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Enquanto a pet estiver no cio, ela poderá acasalar com mais de um macho, o que pode resultar em filhotes com aparência bem diferente. Ao contrário dos lobos que são monogâmicos, isso acontece porque os cães são polígamos (se reproduzem com mais de um indivíduo).

Mayara explica que a quantidade está bastante ligada ao porte. “Uma fêmea de pequeno porte costuma parir de dois a três filhotes no mesmo parto, embora possa gerir até seis animais”, enumera. “Por outro lado, raças de grande porte normalmente produzem ninhadas de oito ou até doze filhotes”.

O cruzamento entre irmãos é perigoso para a mãe e para os filhotes que vão nascer. Existem diversos problemas que podem aparecer na genética e na saúde do animal durante a gestação canina. Por isso, não é nada aconselhável acasalar cachorro com outro da mesma família, seja com irmão, mãe, pai ou filhote.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

O ideal é que ela tenha filhotes a partir do segundo cio. Saiba que a cadela pode engravidar na primeira cruza. Porém, se desejar filhotes dela, você pode deixá-la cruzar mais algumas vezes com o macho para garantir que ela emprenhe.

O cruzamento entre pai e filha, ao contrário do que muitos pensam, pode ser uma das melhores formas de gerar um cão de raça pura e saudável. Miraglia explica que há três tipos de reprodução entre os cães. No out-cross são dois cães sem relacionamento genético.

Cachorro grande cruzando com cadela pequena
O macho, mais pesado, pode causar danos na coluna da parceira devido à pressão realizada no corpo da fêmea, sobretudo nos casos de cruzamento que envolvem raças diferentes. Existe, também, outro perigo: a diferença de tamanho dos órgãos sexuais.

A fase na qual a cadelinha está apta para a cópula, permitindo a monta, é o estro. Então, se você quer saber quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar, a resposta é: entre 5 a 15 dias após o proestro. Para identificar o momento correto, fique de olho nas mudanças em relação à etapa anterior.

21 dias

Agora, se estiver em dúvida sobre a gestação de cadela, podemos te ajudar! Para confirmar a gestação, você deve contar 21 dias a partir do momento em que o cruzamento aconteceu e pode ter ocorrido a fecundação.

A melhor opção para evitar a cadela no cio ou que ela fique prenha é a castração. Procure um veterinário o quanto antes!

Por ser um processo natural, é muito importante que eles não sejam interrompidos! O tempo que eles ficarão grudados poderá variar com o porte e a raça dos animais, indo desde 15 minutos até 1 hora, por exemplo.

Os cães possuem 78 cromossomos. Por exemplo, se o cachorro cruza com gato, que tem 38 cromossomos, não seria possível haver descendentes. Mesmo que os animais tentem cruzar, as genitálias são incompatíveis, assim como a fisiologia da reprodução.

21 dias

Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

Entre os sintomas do cio, estão:

  1. edema (aumento do volume) da vulva;
  2. eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  3. secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  4. carência;
  5. inquietação;
  6. cachorra no cio tem cólica;
  7. agressividade;
  8. receptividade ao macho.

Sim. Como já foi dito, o período de cio marca uma série de transformações dos animais, uma vez eu eles apresentam mudanças físicas e emocionais marcantes. O nível de mudança tende a mudar de um animal para outro, de modo que uma cadela pode ficar mais carinhosa com o dono ou, pode preferir se afastar dele.

Sim, existe a possibilidade para interrupção de gestação desde que identificada no início (primeiras semanas). Caso não tenha intenção de colocar a sua fêmea para reprodução o melhor é fazer é a castração. Se isso não for possível deve então evitar que tenha contato com machos durante o período do cio.

Uma leve secreção pode ocorrer cerca de um mês após o acasalamento. As tetas podem se destacar em cor e tamanho uns trinta dias após o acasalamento, podendo até produzir um fluido semitransparente. Tal como acontece com a náusea da gravidez nas mulheres, a sua cadela pode vomitar nos primeiros estágios da gestação.

Os contraceptivos são produtos criados em laboratório para mimetizar o hormônio progesterona. Uma vez no organismo, a fêmea não entra no cio, pois a progesterona inibe a ovulação. A injeção anticio não deve ser aplicada em qualquer momento. Não é após a cruza e nem quando a fêmea entra no cio.