O que acontece se a cachorra cruzar com o pai?

Perguntado por: umartins2 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Esse alto nível de consanguinidade pode impactar drasticamente a saúde da ninhada resultante, uma vez que os cruzamentos consanguíneos aumentam as chances de um cão nascer com alguma doença genética, especialmente as doenças recessivas comuns da raça.

Pode fazer o cruzamento de cachorro parente? Não, essa prática não é indicada. Mães, pais ou irmãos, por exemplo, não devem ser cruzados. Há um risco maior dos filhotes terem órgão malformados ou doenças de origem genética.

Entretanto, essa prática não é aconselhada, visto que filhotes dessa ninhada podem ter mais chances de apresentar problemas de saúde como órgãos mal formados e herdarem doenças genéticas que podem se manifestar ao longo da vida do pet, prejudicando sua qualidade de vida.

A resposta é não. O cruzamento entre irmãos é perigoso para a mãe e para os filhotes que vão nascer. Existem diversos problemas que podem aparecer na genética e na saúde do animal durante a gestação canina.

Não há nenhum impedimento em ter mãe e filho juntos, porém não é recomendável que eles cruzem. Porque se houver cruzamento entre eles, ocorrerá consanguinidade, isto é, cruzamento entre parentes próximos: mãe e filho, pai e filha e entre irmãos.

Consequentemente, você pode cruzar cachorro mãe e filho, mais saiba que aumentam as chances de um filhote nascer com alguma doença genética, especialmente as recessivas comuns da raça.

O cruzamento pode iniciar a partir do terceiro cio para a cadela e após 18 meses de vida para o cão.

A fase na qual a cadelinha está apta para a cópula, permitindo a monta, é o estro. Então, se você quer saber quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar, a resposta é: entre 5 a 15 dias após o proestro.

A cópula entre os dois é impossível. Mesmo que tivesse ocorrido, os números dos cromossomos das duas espécies impediriam o nascimento de um animal viável", explica o geneticista e biólogo Adil de Oliveira Pacheco, da Universidade de Passo Fundo, especialista que examinou os filhotes.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

O acasalamento de animais com alto grau de parentesco (pais e filhos, irmãos ou meio-irmãos). Tio com a sobrinha, tia com o sobrinho e primos irmãos, são considerados por alguns inbreeding e por outros line-breeding.

Cães que tem uma rotina muito solitária em casa, com poucos estímulos, interações e atividades físicas e mentais, ou que vivem uma mudança de ambiente e da própria rotina podem desenvolver o comportamento de monta.

O cruzamento entre cachorros irmãos pode ter benefícios científicos quando feito de maneira estruturada e extremamente controlada. Mas de maneira geral, o cruzamento entre dois cães irmãos é algo totalmente ruim. Tutores não devem, em hipótese nenhuma, deixar cachorros irmãos cruzarem. No entanto, não se preocupe.

“Normalmente, na primeira ninhada a fêmea pode ter um número reduzido de filhotes, pois seu organismo ainda está em fase de amadurecimento”, diz. Por isso, não estranhe se, ao cruzar o pet uma segunda vez, ela tenha mais filhotes.