O que acontece quando uma lei é sancionada?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

A sanção é ato político de competência exclusiva dos Chefes do Poder Executivo (Presidente, Governador e Prefeito) e consiste na sua adesão ou aquiescência ao projeto aprovado pelo Legislativo.

Sanção é a concordância do prefeito com uma proposição de lei. A sanção pode ser expressa ou tácita. É expressa quando o prefeito, por ato próprio, manda publicar a proposição em forma de lei.

Salvo disposição em contrário, a lei começa a vigorar no país 45 dias depois de publicada no órgão oficial.

1 Que recebeu sanção. 2 Que foi aprovado, confirmado ou ratificado. ETIMOLOGIA part de sancionar.

Dar sanção a. 2. [Figurado] Admitir; confirmar; aprovar; ratificar. 3.

Se o Presidente da República, o Governador do Estado ou o Prefeito Municipal não veta determinado projeto de lei no prazo de 15 dias úteis, isso significa que o projeto foi sancionado e se converteu em norma jurídica. Está apenas dependendo de ato posterior para ter eficácia, a saber, a promulgação publicada.

O importante para que as leis sejam aceitas e as pessoas achem normal obedecê-las é que sejam justas e não criem privilégios que favoreçam um grupo em detrimento de outros. Nosso papel como cidadãos é escolher, através do voto, representantes legislativos que sejam capazes de fazer leis justas e igualitárias.

Nesse caso, a lei entra em vigor 45 dias depois de publicada. Esse prazo de 45 dias é estabelecido por uma outra lei, chamada de Lei de Introdução ao Código Civil (que, aliás, não estabeleceu quando ela mesma entraria em vigor).

No Brasil, esta sanção penal tem tríplice finalidade: retributiva, preventiva geral e especial e reeducativa ou ressocializadora. As finalidades da pena não ocorrem ao mesmo tempo, ou seja, cada finalidade tem o seu momento específico.

Para isso, a sanção cai bem, pois ela tem sempre como referência uma regra, um combinado, um limite. Os pais educam para que o filho aprenda que existem leis, regras e normas que precisam ser respeitadas. E, quando o filho não respeita um combinado, sofre uma sanção: arca com as consequências do que fez.

Neste sentido, as sanções representam uma tática de repressão aos infratores, uma espécie de “castigo”, principalmente de caráter financeiro e econômico. Uma sanção também pode significar o ato de aprovação de algo por vias formais, como leis e decretos.

A norma jurídica perde a vigência quando outra a modifica ou a revoga, salvo nos casos em que a norma se destina à vigência temporária, estipulada no próprio texto legal ou em uma norma de hierarquia superior.

Revogar uma lei é fazê-la perder a vigência, ou porque foi substituída por outra lei ou porque perdeu sua validade no decurso do tempo. A anulação total de uma lei é denominada (ab-rogação), quando a anulação é parcial é denominada (derrogação).

Inicia-se, geralmente, com a publicação (ou decorrido o prazo da vacatio legis) e persiste até a sua revogação ou extinção. O termo a quo da vigência da lei é estabelecido livremente pelo legislador. Caso inexista, aplica-se o prazo de 45 dias previsto no art. 1º da LICC.

O verbo sancionar é comum no âmbito jurídico-legislativo e significa “aprovar” uma lei ou decreto. Nesse sentido, o ato de sancionar, confirmar, validar ou legalizar um projeto de lei é de responsabilidade do chefe do poder executivo.

14 sinônimos de sancionada para 1 sentido da palavra sancionada: Que foi certificada: 1 reconhecida, legitimada, validada, ratificada, apurada, certificada, autenticada, legalizada, atestada, assegurada, adotada, aprovada, abonada, revalidada.

Aprovar: 1 aprovar, ratificar, validar, corroborar, legalizar, autenticar, afirmar, certificar, homologar, revalidar, consagrar, firmar, chancelar, placitar. Confirmar: 2 confirmar, admitir, aceitar, adotar.

Enquanto que sancionar quer dizer a “aprovação de uma lei” ou “aprovação de um projeto”, o ato de promulgar significa o nascimento oficial desta lei ou projeto, ou seja, quando passa a ser de conhecimento público e começa a ser efetivamente aplicada na realidade.

A SANÇÃO consiste no ato pelo qual o Executivo concorda com a manifestação de vontade do Legislativo, objetivando forjá-la em espécie legislativa, nos termos do decreto/autógrafo, operando-se de maneira expressa, através de manifestação nos autos do competente processo, artigo 66, parte final, da Constituição Federal, ...

O veto é o ato pelo qual o prefeito expressa sua discordância em relação a uma proposição de lei, por considerá-la inconstitucional ou contrária ao interesse público.