O que acontece quando um transistor está em estado de saturação?

Perguntado por: eresende2 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Quando o transistor está saturado, é como se houvesse uma chave fechada do coletor para o emissor. Quando o transistor está cortado, é como uma chave aberta. Corte é conhecido como o ponto onde a reta de carga intercepta a curva IB =0. Nesse ponto a corrente de base é zero e corrente do coletor é muito pequena (ICEO).

Para o transistor operar na situação de saturação, ou seja, como chave fechada, é necessário que a diferença potencial VE seja maior do que VBE, dependendo do dimensionamento de RB. Nesta situação, a corrente de coletor será máxima possível, conforme o valor de RC, sendo VS igual a VCesat (no Maximo 0,3 V).

Pode ser um diodo em curto ou um capacitor eletrolítico em curto ou ainda um problema de placa (trilhas em curto) e até outro transistor no mesmo circuito.

Os transistores podem ser utilizados em três configurações básicas: Base Comum (BC), Emissor comum (EC), e Coletor comum (CC). O termo comum significa que o terminal é comum a entrada e a saída do circuito.

Os transistores são feitos de materiais semicondutores. Para conduzir e amplificar o sinal de uma corrente elétrica, os semicondutores são geralmente dopados com materiais que podem oferecer-lhes cargas elétricas extras, facilitando a sua condução de eletricidade.

O efeito de saturação é uma especialização do efeito de matriz de cores . O CLSID para esse efeito é CLSID_D2D1Saturation.

Em físico-química, saturação é o ponto em que uma solução de uma substância não pode dissolver mais quantidade da substância e os montantes adicionais vão fazendo surgir um precipitado.

Medir a oxigenação do sangue é identificar a capacidade que nosso organismo tem de fornecer oxigênio para todas as nossas células, garantindo o bom funcionamento do mesmo. A oxigenação normal do nosso sangue é maior ou igual a 95%, mas pode-se sobreviver com oxigenação entre 90% e 95% sem maiores problemas.

Polarização Reversa (VD < 0V) - A corrente que surge sob condições de polarização reversa é chamada de corrente de saturação reversa, e é representada por IS. Onde VT = kT/q , sendo k a constante de Boltzmann, T a temperatura absoluta e q a carga do electron.

Nos processadores e outros microchips mais modernos, os transístores são empacotados e selados no interior de pastilhas de silício. O processo de prensagem significa que cada transístor ficará submetido a pressões enormes durante toda sua vida útil - pressões de até 10 mil atmosferas.

Um sensor PNP, quando acionado, vai conectar o positivo (+) à carga. Já o sensor NPN vai conectar o negativo (-) à carga. Lembrando que o termo “carga” se refere ao elemento que o sensor envia o sinal. A carga pode ser uma lâmpada, uma válvula pneumática, um relé, ou uma entrada de PLC.

Um transistor é um componente de circuito elétrico que possui duas funções básicas: amplificação de sinal ou chaveamento, onde o dispositivo opera como uma chave aberta ou fechada, permitindo ou barrando a circulação de corrente elétrica; eles são os componentes básicos de todos os chips eletrônicos, como aqueles ...

Ou seja, ele atua diretamente com a intensidade da corrente elétrica presente em um circuito elétrico, podendo amplificar ou parar por completo a passagem dessa corrente. Quando utilizados para amplificar, os transistores recebem uma corrente elétrica baixa de entrada e produzem uma corrente elétrica alta de saída.

A maioria dos transistores que utilizamos é do tipo planar epitaxial ou seja, são construídos sob um único pedaço de silício plano ou fina camada de semicondutor. Epitaxial, pelo fato do cristal que forma o componente crescer sobre o pedaço original de silício que serve de base.

Quando o transistor está saturado, é como se houvesse uma chave fechada do coletor para o emissor. Quando o transistor está cortado, é como uma chave aberta. Corte é conhecido como o ponto onde a reta de carga intercepta a curva IB =0. Nesse ponto a corrente de base é zero e corrente do coletor é muito pequena (ICEO).

O transistor NPN possui suas junções NP uma voltada contra a outra, com o cristal P (positivo) para as costas da outra junção, formando, então, o transistor de junção bipolar (TJB) NPN. Esse é acionado com carga positiva em relação ao emissor.

Os transistores MOSFETs são dispositivos controlados por tensão, pois um sinal positivo na porta de um transistor do canal N, cria um campo elétrico que atrai elétrons na região semicondutora, formando o canal de condução.

Existem basicamente três tipos de transistores atualmente:

  • TBJ – Transistor Bipolar de Junção;
  • FET – Transistor de Efeito de Campo, que é subdividido em MOSFET, JFET, MESFET, entre outros;
  • IGBT – Transistor Bipolar de Gate Isolado;

Os capacitores de acoplamento são utilizados para acoplar o sinal CA e a carga a um estágio amplificador a transistor, sem alterar a polarização CC. Portanto, os capacitores de acoplamento transportam o sinal CA de um ponto ao outro.