O que acontece quando um raio cai no mar?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Se uma descarga atingir uma embarcação de metal, ela vai escoar pelo próprio casco para o mar. Se o mesmo raio cair numa embarcação de fibra ou madeira, com casco isolante, com certeza vai procurar o menor caminho e o mais condutor possível até descarregar no mar.

O que fazer se um raio cair quando alguém estiver na piscina? Caso um raio caia próximo da piscina que os moradores do prédio estejam, o recomendado é sair da água imediatamente e colocar os chinelos de borracha, pois esse tipo de calçado não é condutor de corrente elétrica.

Não ignore esse som, porque onde há trovão, há relâmpago, e o relâmpago pode matar ou causar danos de maneiras inesperadas. Isso inclui quando você está no chuveiro, na banheira ou até mesmo lavando a louça. Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade.

Uma pessoa que se encontra no mar ou no rio a bordo de um barco não correrá tanto risco, pois não se encontra em contato com a água, por onde passará a corrente elétrica do raio. Ao atingir o chão, por exemplo, um raio tem sua corrente elétrica difundida pelo solo.

Evitar lugares abertos como praias, campos e estradas, também é importante. Os raios atingem o ponto mais alto de uma superfície, ou seja, em um local aberto, sem a presença de árvores ou prédios, o corpo humano acaba se tornando este ponto.

Para que um raio possa ocorrer é preciso que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre as nuvens e o solo. Quando este fator ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

Mantenha-se longe de árvores isoladas. Não permaneça dentro d'água durante as tempestades. Em casa, permaneça longe de portas e janelas. Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos.

Para isso, basta contar os segundos a partir do momento em que se viu o raio até o momento em que se ouviu o trovão. Afinal, a luz viaja mais rápido que o som. Depois, multiplique o tempo em segundos por 340.

O próprio corpo pode emitir sinais de alerta: a pele coçando e os pelos arrepiados podem ser sinais que um raio está perto de cair. Neste caso, os bombeiros orientam que o procedimento correto é se ajoelhar e se curvar para frente, colocando as mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles.

Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.

Acima vimos que ficar dentro ou perto da água da piscina — mar ou rio também — durante uma trovoada não é uma opção segura, porque a água aumenta a possibilidade dos choques fatais dos raios.

Dicas para se proteger de raios
Se você estiver numa praia que não possui nenhum tipo de abrigo (com piso cimentado, cobertura etc.), procure ficar o mais longe possível da linha d'água. E não procure abrigo sob árvores nem coqueiros.

Em decorrência das chuvas, o volume de água que sai dos canais em direção ao mar aumenta, deixando as praias mais sujas, com concentração de espumas que indicam que o mar está impróprio para banho.

Banho de mar e tempo chuvoso não combinam. Muito mais do que transformar o passeio em uma grande dor de cabeça, as chuvas podem trazer riscos aos banhistas.

O recomendável é não entrar no mar de noite, já que de madrugada os salva-vidas não estão de plantão.

Um carro ainda é um dos lugares mais seguros em caso de tempestade de raios.

Dessa forma, o órgão ambiental orienta a população a não entrar no mar 48 horas após chover, para que haja tempo de a maré levar a sujeira embora.

Quem gosta de banho de mar precisa ficar atento à balneabilidade, principalmente nesse período chuvoso. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) recomenda que os banhistas esperem, pelo menos, 48 horas após as chuvas para entrar no mar com certa segurança para a saúde, evitando contaminação pela água suja.

Árvores são atingidas constantemente por raios por geralmente serem os objetos mais altos num determinado lugar. Isso ocorre porque a seiva presente no interior do tronco das árvores é melhor condutor do que o ar.

O raio pode se ramificar pela areia como o sistema de raiz de uma árvore para fazer esta bela anomalia. Apesar do que as imagens podem ... Ao atingir o solo a areia vira um Fulgurito ficando a aparência de um raio Fulguritos chamados também como Raio Petrificado, ...