O que acontece quando um produto vence?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

A lei 4.823/2019 fixa que o consumidor que constatar validade expirada na compra de produto adquirido em estabelecimentos comerciais tem direito à substituição do produto, de forma gratuita, por outro idêntico ou similar à sua escolha, em igual quantidade, no prazo de 30 dias após sua aquisição, mediante apresentação ...

O prazo de validade depende de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao produto, dentre eles: a formulação dos ingredientes, as condições higiênico-sanitárias ao longo do processo produtivo, condições de armazenamento, os métodos de processamento ou até o tipo de embalagem a ser utilizada.

Prazo de validade, data de vencimento ou consumo preferencial, resumidamente, mede a vida útil de um alimento. Em outras palavras, é uma data aproximada que indica o tempo que transcorre desde o preparo do alimento até sua deterioração, quando torna-se impróprio para consumo.

O remédio vence esse mês, posso tomar? Sim, é possível tomar o medicamento desde que ele não tenha passado da data de validade. Ou seja, você pode fazer o uso do remédio até o momento em que ele chegar no seu prazo, depois disso o uso não é recomendado.

QUAIS OS PERIGOS EM SE USAR PERFUME VENCIDO? Eles podem provocar alergias na pele e manchas. Isso pode ser agravado se exposto ao sol, especialmente quando o produto é cítrico. Muitas pessoas costumam apresentar alergias a perfumes que contenham bergamota, por exemplo.

Não corra esse risco. Mesmo que você tenha olhado o alimento, visto que ele está com aroma e aparência conservados e até pensar que passou poucos dias do vencimento, que mal irá fazer? Saiba que consumir alimentos com prazo de validade vencido pode fazer muito mal e até ser fatal.

Aliás, vender produtos vencidos é crime inafiançável e pode render pena de dois a cinco anos de detenção para o responsável, empresário e até mesmo o gerente do estabelecimento, além de multa. Grande parte da população não sabe, mas tal prática constitui crime, previsto no artigo 7º, parágrafo IX, da Lei 8137/90.

Consumidor que encontrar produto vencido à venda poderá ganhar outro de graça. O Projeto de Lei 1386/19 assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade.

A importância da data de validade é vista pelo fato de ser uma informação obrigatória na embalagem de todos os alimentos. Em síntese, pode informar ao consumidor a data máxima que o fabricante garante a conservação das características de qualidade do produto.

Para alimentos e produtos que duram até três meses, exige-se que o formato de data de validade e fabricação inclua pelo menos dia e mês. Já alimentos que ultrapassem esse prazo podem informar mês e ano. No entanto, o formato mais utilizado inclui dia, mês e ano.

A data de vencimento da fatura é o último dia que você tem para quitar a fatura do seu cartão de crédito dentro do prazo. Ou seja, após utilizá-lo por cerca de um mês, essa é a data em que você deverá pagar o valor referente às compras realizadas.

Jan Ahlgren, fundador da grife de perfumes Vilhelm Parfumerie, acredita que a qualidade da essência é semelhante ao vinho, quanto mais velho, melhor fica.

A resposta para a pergunta que intitula o artigo é: depende. Sim, perfume tem data de vencimento, mas não da forma como o leite ou o arroz que temos em casa. O vencimento de um perfume é um fator que varia dependendo da composição química de cada essência e forma de armazenamento.

Você já deve ter percebido que depois de algum tempo seu perfume preferido vai perdendo o aroma. Isso acontece porque os componentes químicos de certas fragrâncias tendem a se degradar em menos de seis meses devido a diversos fatores, já outros tipos podem durar até 5 anos.

Data de durabilidade mínima
A data é identificada apenas com mês e ano. O produto pode ser consumido depois do prazo indicado se forem respeitadas as regras de conservação e se passar o teste Observar, Cheirar, Provar. Exemplos: congelados, azeite, grão e feijão enlatado.

A data pode já ter passado e os ovos continuam bons para serem consumidos.

De fato, ao encontrar um produto vencido no supermercado, você tem deve receber gratuitamente outro produto, porém dentro do prazo de validade. Caso o supermercado não possua o mesmo produto, deverá fornecer um similar e de igual valor.

Ao identificar uma grande quantidade de produtos ou um único exemplar nesta situação, lavra-se um Auto de Infração e Imposição de Multa em valor que representa 1,5% do faturamento mensal bruto do estabelecimento.

Um dos órgãos responsáveis por esse controle é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que regulamenta as boas práticas para o setor alimentício a nível nacional. Contudo, cada município também tem a sua fiscalização municipal.

Todo produto vencido encontrado pelo consumidor dentro da área de venda como prateleiras, gôndolas etc. (antes de passar pelo caixa), poderá ser trocado por outro dentro da validade. Se o estabelecimento não possuir o mesmo produto em questão, deverá entregar um similar e de igual valor.