O que acontece quando um imóvel financiado vai a leilão?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A finalidade do leilão é arrecadar dinheiro o suficiente para o pagamento da dívida pendente. Caso o imóvel seja vendido por um valor superior ao saldo da dívida, o devedor tem direito a receber essa diferença. Em casos de financiamento imobiliário, ocorre a indenização pelas benfeitorias realizadas no imóvel.

De acordo com a legislação, depois de três parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel. “O máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas.

A verdade é que não existe um prazo determinado pelas instituições financeiras para que um imóvel seja levado para leilão, mas, ao longo dos anos de experiencia, verificamos que este período varia entre três a cinco meses de atraso no financiamento.

dicas para não perder seu imóvel financiado

  1. Fique de olho nas exigências. ...
  2. Tome o crédito certo. ...
  3. Tenha consciência de bolso. ...
  4. Não fique com a corda no pescoço. ...
  5. Não se apresse. ...
  6. Calcule o tempo.

Você pode ir ao banco e perguntar, pedir documentos e saberá. Caso a instituição bancária imponha alguma dificuldade, você pode ir até o Cartório de Registro do seu imóvel e pedir uma certidão do bem.

Basicamente, é assim que funciona. Então, se a pessoa não fizer o pagamento da parcela em atraso nesses 15 dias, o imóvel será leiloado. E o banco tem 30 dias após essa data para incluir seu imóvel em um leilão.

Normalmente, quando o imóvel não é arrematado em um leilão online ou presencial, ele segue para uma nova oportunidade de negociação. Geralmente o imóvel não retorna com o mesmo preço, já que existem alguns procedimentos necessários para dar continuidade no processo.

Imóvel com valor muito acima da dívida não pode ser leiloado, diz TJ-TO. Em respeito ao princípio da menor onerosidade para o devedor, não se pode fazer leilão de bem com valor muito superior ao da dívida.

A retomada do imóvel pode ser realizada se não houver o pagamento das parcelas mensais. Os contratos variam (a legislação não define), mas é mais comum que se estabeleça o número de três cotas não pagas para que se inicie o processo.

Renegociação de dívidas
O próprio sistema lhe dará algumas opções para o pagamento dos boletos em atraso. Outro meio para renegociar a dívida e reduzir a prestação do financiamento é através do telefone 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades), opção 4 para solicitar.

Segundo a legislação brasileira, depois de 3 parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira pode tomar a casa.

Para pagamento à vista
Os leilões arrematados à vista tem prazo estipulado no edital, normalmente sendo de 1 a 5 dias após a arrematação. Caso o licitante perca o prazo, o mesmo perde o direito a compra e ainda pode arcar com multas e penalidades dispostas no contrato do evento.

No entanto, a lei brasileira permite que os direitos de aquisição do comprador sobre o imóvel financiado sejam penhorados. Isso significa que, mesmo sem ser dono efetivo do imóvel, o comprador tem um direito econômico sobre ele.

Consequências de uma dívida inadimplente
Cobranças judiciais: o credor pode processar o consumidor para recuperar a dívida. Perda do bem: como no caso do veículo financiado, o consumidor pode ficar sem o bem e ainda com o restante da dívida para pagar.

Não. A Caixa não é dona do imóvel, ela te emprestou o dinheiro para comprar e quem te vendeu já recebeu e quitou o preço. Não podes mais desistir. Poderia vender novamente para o dono anterior e quitar o financiamento ou fazer isso agora com novo comprador.

Sim, tem como vender um apartamento financiado pela Caixa e que ainda não foi quitado. Para fazer isso, é só seguir as mesmas orientações que passamos nesse texto, pois o processo é o mesmo dos outros bancos.