O que acontece quando um cisto sebáceo se rompe?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O cisto sebáceo não deve ser estourado. Apesar da pessoa ficar tentada em espremer para solucionar a situação de forma rápida, isso só agrava o caso. Entre os problemas que podem ser gerados estão a inflamação e infecção do cisto.

A maioria dos cistos sebáceos não causam problemas ou precisam de tratamento. Mas se eles são uma preocupação estética ou se tornam infectados, então a remoção cirúrgica está indicada. Os cistos sebáceos são quase sempre benignos, mas em casos raros, podem dar origem a cânceres da pele.

O tratamento do cisto sebáceo é feito no consultório médico do dermatologista, que consegue remover o cisto em uma intervenção cirúrgica mínima, com anestesia local. O cisto é removido cirurgicamente, com cápsula e tudo, evitando que ele volte a se encher de líquido.

Quando ocorre uma ruptura de cisto ovariano, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na pelve. Essas rupturas, por sua vez, podem ocorrer devido a um grande esforço físico ou relação sexual. Em alguns casos, pode haver sangramento vaginal, embora a ruptura de cisto, geralmente, não provoque hemorragias graves.

Qual o tratamento indicado para eliminar cistos sebáceos
Por exemplo, para casos de cistos pequenos e superficiais, o médico especialista pode indicar compressas mornas na região afetada por até 15 minutos diariamente, até que o poro seja dilatado e o conteúdo seja expelido naturalmente.

Segundo a dermatologista, a melhor forma de comprovar a existência de um cisto sebáceo benigno é através da detecção de exame clínico. “Se caso houver dúvida do diagnóstico, então deve ser realizado um ultrassom ou uma tomografia”, solicita a Dra. Daniela Bellucci.

O cisto epidérmico, também conhecido como cisto sebáceo, é um nódulo semelhante a um caroço, da mesma cor da pele, esbranquiçado, ou amarelado, que tem tamanho variável e pode ser único ou múltiplo, com consistência dura, elástica, com flutuação ou pus quando inflamado.

A recuperação de cirurgia de cisto sebáceo leva em média de 7 a 10 dias, seguindo todas as recomendações do médico.

Lipomas são tumores cutâneos benignos compostos por células de gordura maduras. Cisto epidérmico, também conhecido como cisto sebáceo, é um nódulo benigno, que ocasionalmente pode infeccionar. Ambos devem ser avaliados e retirados em uma cirurgia com anestesia local, no consultório.

Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção. A torção ou ruptura do cisto provoca uma dor muito intensa e repentina na barriga que pode levar a uma cirurgia de urgência!

Atenção, não devemos apertar ou espremer o cisto, pois isso pode causar sua inflamação. Tampouco podemos furar ou simplesmente drenar o cisto, pois a cápsula dele continuará presente na pele e ele voltará a crescer. Se você tem cisto sebáceo, agende uma consulta com o seu dermatologista!

“Se drenar sozinho, normalmente, fica vazando secreção com cheiro ruim (pus) periodicamente por toda a vida ou até que resolva com cirurgia. Normalmente, o orifício de drenagem é único e na linha média, mas pode haver vários orifícios drenando”, frisa. “A notícia ruim é que não tem como prevenir que um cisto apareça.

Se você já teve ou tem um cisto epidérmico, vai perceber que ele é mais duro do que uma espinha comum. E pode inclusive ter pus, quando inflamado. Às vezes, o cisto pode ser dolorido. Mas é um nódulo benigno, e ocorre mais comumente no rosto, no pescoço e nas costas.

Ruptura do cisto
As rupturas geralmente ocorrem durante um esforço físico ou relação sexual. Raramente, a ruptura do cisto pode provocar hemorragias graves. Sangramento vaginal pode até ocorrer, mas não é um sintoma comum do cisto de ovário rompido.

Qualquer cisto pode se romper, mas quanto maior ele for, haverá mais chances de rompimento. Mas, dependendo do caso, pode ser preciso passar por cirurgia para retirar o cisto e limpar a região acometida pelo rompimento. Nessas situações, o procedimento pode ser por laparoscopia ou cirurgias maiores.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Já os cistos malignos são mais frequentes após a menopausa. Os sintomas, quando ocorrem, são inespecíficos, como dor abdominal, sensação de estômago cheio mesmo que com a ingestão de pequenas quantidades de alimentos, sangramento vaginal e necessidade urgente de urinar.

Quando suspeitar de um cisto maligno ou câncer de ovário, observar alguma características como presença de conteúdo sólido dentro do cisto, irregularidade, muitos vasos sanguíneos, presença de septos, dentre outras.

A formação dos cistos sebáceos está diretamente ligada ao acúmulo de sebo retido nos ductos das glândulas sebáceas, quando algum traumatismo ou ferimento interrompe o fluxo natural dessa secreção.

Os cistos podem desaparecer espontaneamente
Tudo depende do tamanho, das características do cisto e da idade da paciente. Porém, em alguns casos, é necessário tratamento cirúrgico ou medicamentoso.