O que acontece quando tomamos ENO?

Perguntado por: erezende . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os componentes do Sal de Fruta Eno, quando dissolvidos em água, reagem entre si, produzindo um sal de efeito antiácido, capaz de iniciar a redução da acidez do estômago em 6 segundos.

Este medicamento pode causar algumas reações indesejáveis não sérias, tais como eructação (arroto), flatulência (gases), distensão abdominal e irritação gastrointestinal.

Você não deve tomar este medicamento se tiver história de alergia a quaisquer componentes da fórmula, se tiver pressão alta, problemas no fígado, coração ou rins ou se seguir uma dieta restrita em sódio.

O Sal de fruta ENO começa a atuar sobre o ácido estomacal em apenas 6 segundos. Isso não implica alívio, pois tudo depende de muitos fatores, e o tempo até o alívio varia de pessoa para pessoa.

Dissolver 5 g (conteúdo de 1 envelope ou 1 colher de chá) de Sal de Fruta Eno em um copo pequeno de água (200 ml) e beba. Recomenda-se consumir o sal de fruta ENO assim que ele tiver se dissolvido completamente na água.

Evite o uso frequente de sal de frutas eno, pois ele pode trazer efeitos adversos, decorrentes, por exemplo, da alteração do ph do estômago. Além disso, o seu uso pode mascarar os sintomas. Consulte seu médico e deixe que ele prescreva o que você irá usar.

A indigestão, ou dispepsia, caracteriza-se por dor no abdome ou pela presença de outros distúrbios gástricos como sensação de estômago cheio, enjoos, eructações e vômitos.
...
Sintomas

  • Sensação de estômago cheio;
  • Enjoos;
  • Eructações (arrotos);
  • Vômitos;
  • Sonolência após as refeições;
  • Dores abdominais.

Dissolva um sachê ou uma colher de chá de Eno em pó em 250 ml de água.

  1. Use água a temperatura ambiente para um melhor resultado.
  2. Não dissolva o medicamento em outros líquidos, como em sucos, já que pode diminuir a eficácia do produto.

A azia está associada a alguns hábitos alimentares, como a ingestão de alimentos gordurosos, bebidas com cafeína, chocolate, álcool, líquido durante as refeições, fritura, carnes processadas, comida pronta congelada, pimenta, frutas cítricas e ingestão de um volume grande de comida de uma só vez.

Pode tomar-se com alimentos ou com o estômago vazio (em jejum). Quanto ao tempo de duração do tratamento, depende também da situação clínica. Pode ser necessário tomar durante 2 ou 3 dias consecutivos, até à melhoria dos sintomas.

Não coma antes de ir dormir.
Deitar com o estômago cheio induz o refluxo ácido1,6,12. Assim, evite comer por pelo menos 2 horas antes de deitar.

Cada embalagem de Sonrisal pode conter de 5 à 30 envelopes de 2 comprimidos efervescentes. O Sonrisal não é exatamente o mesmo que o Sal de Fruta Eno, porque este último não contém ácido acetilsalicílico em sua composição.

Quando os sintomas ocorrerem, devem-se dissolver 5 g, o equivalente a um envelope ou uma colher de chá de Sal de Fruta Eno em um copo pequeno de água, esperar completar a efervescência e beber de uma vez, podendo-se repetir o uso após 2 horas, se necessário.

Precauções do Sal de Frutas Eno
Você não deve tomar mais do que a dose máxima diária recomendada de 2 envelopes ou 2 colheres de chá deste medicamento a cada 24 horas e não deve utilizar este medicamento por mais de 14 dias seguidos. Se os sintomas persistirem ou piorarem, procure seu médico.

Para o tratamento da dor de estômago é aconselhado:

  • Tomar remédios como antiácidos ou anti inflamatórios, sob indicação médica;
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  • Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras;
  • Fazer algum tipo de atividade física com regularidade.

Para que serve Sal de Frutas Eno
Sal de Fruta Eno é indicado para alívio de azia, má digestão e outros transtornos estomacais, tais como excesso de acidez do estômago e indigestão ácida.

Dormir de barriga cheia realmente faz mal, podendo causar insônia, má digestão, refluxo e apneia do sono. No entanto, fazer uma leve refeição antes de ir para a cama é até recomendado: uma pequena ceia pode ajudar o corpo a produzir melatonina, o hormônio do sono.