O que acontece quando tomamos decisões erradas?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Uma decisão errada pode afetar muitos planos. Ela impede que você inicie seu próprio negócio, que vá estudar fora ou mesmo que faça algum contato importante. Todos esses exemplos são situações que podem prejudicar alguma coisa na qual você já havia depositado dedicação e expectativas.

Quando fazemos escolhas, elas são motivadas geralmente por prazer, hábitos ou objetivos. E é fato: as relacionadas ao prazer são as com maior chance de dar errado. E há razões científicas para isso.

Processo de decisão individual:
Caso o gestor centralize autoridade, mas seja indeciso, ele pode se tornar um gargalo e paralisar a organização; Aliena colaboradores, que podem se sentir ignorados; Os dados utilizados na tomada de decisões são limitados ao repertório do gestor.

Embora sejamos livres para escolher nosso curso de ação, não somos livres para escolher as consequências de nossas ações. As consequências, boas ou más, seguem-se como resultado natural de qualquer escolha que tenhamos feito (ver Gálatas 6:7; Apocalipse 22:12).

Táticas para tomar decisões difíceis

  1. Voltar-se para seus valores. Ter valores claros pelos quais você guia sua vida pode facilitar na hora de tomar decisões difíceis. ...
  2. Falar sobre o assunto. ...
  3. Pedir perspectivas. ...
  4. Testar primeiro. ...
  5. Dar atenção às suas expectativas.

Entenda como as escolhas erradas acontecem e como evitá-las

  1. Reconheça o momento da decisão.
  2. Pare tudo!
  3. Se afaste da situação.
  4. Crie cenários.
  5. Decida sozinha.

A tomada de decisões pode ser afetada por muitos fatores: ansiedade, depressão, Transtornos de personalidade, crenças centrais, pensamentos e até mesmo pelas nossas emoções.

O estresse: Vieses cognitivos não são a única coisa que pode afetar a tomada de decisão. Mais e mais estudos mostram que o estresse pode ter um impacto sobre a qualidade de nossas decisões e na nossa capacidade de fazê-las.

Uma decisão profissional pode implicar em mais horas trabalhadas, distância da família, na mudança de cidade e outras coisas. Uma decisão pessoal pode alterar todo o ciclo de convívio das pessoas próximas, hábitos, vícios, fim de relacionamentos e etc.

As armadilhas do pensamento ou distorções cognitivas são uma forma errada de interpretar a realidade. Assim, as distorções cognitivas são pensamentos que não estão de acordo com os fatos, mas você pensa e enxerga eles como reais.

Causas de pensamentos intrusivos
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, pensamentos intrusivos são mais comuns entre os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), sendo também uma característica da ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) .

Pior do que uma decisão errada é uma indecisão contínua. (Luis Marins) #Frases #Frasedodia #Genteemfoco #Gestão…

7 erros na tomada de decisão empresarial que você não pode cometer

  • Não conhecer o problema.
  • Não limitar as opções.
  • Não se apoiar em dados.
  • Não avaliar os riscos.
  • Não acertar no momento.
  • Não considerar o futuro.
  • Não pensar no histórico.

Os fatores que interferem a tomada de decisão

  • Informação sobre o negócio. Para tomar a decisão certa é preciso, primeiramente, conhecer exatamente qual é o problema. ...
  • O momento certo. É importante que a decisão seja tomada no momento exato: nem cedo e nem tarde demais. ...
  • O passado. ...
  • Nível de confiança do gestor.

Em Provérbios 3:4-6, a Palavra Sagrada diz: “Assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” A oração ajuda o processo de tomar decisões.

Provérbios 4:26 Reflete sobre tuas escolhas e sobre o caminho por onde andas, e todos os teus. Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos.