O que acontece quando se toma anticoncepcional por muito tempo?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Não, fique tranquila! Estudos comprovam que o uso do medicamento hormonal por longos períodos não altera sua eficácia. Desde que tomado regularmente, a dose hormonal do contraceptivo é constante, ou seja, o uso de uma cartela só faz efeito durante determinado período.

A pílula anticoncepcional inibe a ovulação e torna o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides e evitando, assim, a fecundação. Portanto, ela não pode ser considerada um método abortivo.

O uso prolongado de pílula anticoncepcional (cinco anos ou mais) pode elevar levemente o risco de câncer de colo do útero em mulheres com infecção por HPV. Porém, o risco cai rapidamente quando a mulher para de usar a pílula anticoncepcional. Ter muitos filhos.

3Com a parada do anticoncepcional, o organismo precisa se readaptar com as doses hormonais e isso pode levar um tempo. 4O prazo normal para o anticoncepcional sair do organismo é algo em torno de 3 a 6 meses. 5O anticoncepcional injetável costuma demorar mais tempo que os orais e de adesivo para sair do organismo.

Anticoncepcional oral mantém a fertilidade
O estudo publicado na revista Human Reproduction também diz que as mulheres que usaram esse método por mais de cinco anos têm mais chances de engravidar em um período curto de tempo do que as mulheres que usaram a pílula por pouco tempo.

Quais são os sinais de que o anticoncepcional faz mal à sua saúde?

  1. Alterações no fluxo menstrual. ...
  2. Perda de libido. ...
  3. Redução na lubrificação vaginal. ...
  4. Inchaço e sensibilidade nas mamas. ...
  5. Anticoncepcional faz mal ao sistema cardiovascular. ...
  6. Diversos sintomas físicos. ...
  7. Aumento na quantidade de espinhas. ...
  8. Alterações no humor.

Posso parar de tomar o anticoncepcional quando quiser? A interrupção do uso do anticoncepcional pode ser feita a qualquer momento, mas o ideal é esperar acabar a cartela, para haver melhor controle do ciclo. Segundo a Dra. Ana Livia, também é importante ressaltar que ao parar a pílula, há desbloqueio hormonal.

Ficar sem menstruar devido ao uso contínuo destes métodos não causa problemas à saúde, pois este processo de proliferação e morte do endométrio não ocorre. Ao contrário do que dizem nossas avós e os mitos populares, o sangue não fica preso no útero, nem sobe para a cabeça.

Bebidas, drogas e anticoncepcionais também podem ter efeitos indesejados. “O consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas também podem comprometer o desempenho da pílula. Mulheres que fazem uso frequente dessas substâncias devem ficar atentas”, alerta a médica.

O uso prolongado de anticoncepcionais pode “mascarar” a doença. Verdade. Quando contínuo, o uso de pílula anticoncepcional pode encobrir a existência da endometriose. Afinal, anticoncepcionais muitas vezes são indicados como tratamento e controle dos sintomas.

É normal que algumas mulheres apresentem algum corrimento rosado quando começam a usar ou quando mudam de anticoncepcional. Isso ocorre normalmente quando eles têm baixos níveis de estrogênios ou com apenas progestágenos em sua composição.

Os anticoncepcionais que têm apenas estrogênio, ou então à base de hormônios naturais, parecem ter menos impactos sobre a libido feminina.

Pílulas anticoncepcionais combinadas
Pessoas que param de tomar pílulas de combinação levam uma média de oitos meses para engravidar (4). 77 a 94 por cento das pessoas engravidam em 12 meses (5,11,12).

Então, sim, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional. Inclusive porque existem diversos fatores que podem diminuir a sua eficácia e, às vezes, resultar em uma gravidez indesejada.

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula
Também chamadas de minipílulas, elas contém apenas o hormônio progesterona, que costuma surgir na forma de desogestrel, linestrenol ou noretisterona. Algumas marcas que apresentam esses compostos são: Cerazette. Norestin.

Não. Se a mulher estiver, de fato, no período da menopausa não é possível engravidar sem um tratamento de medicina reprodutiva. Isso porquê o processo natural de ovulação é cessado, bem como também há uma drástica diminuição na produção dos hormônios ligados a fertilidade.

Algumas condições médicas de longo prazo, como hipertireoidismo, síndrome do ovário policístico, diabetes e doença cardíaca, também podem fazer com que a menstruação cesse ou se torne irregular. Muitas mulheres têm ciclos irregulares devido à variação natural.

Com a pílula, tomada da maneira correta, não é possível engravidar. O que pode ocorrer são nos casos em que é feita a troca de método contraceptivo ou até mesmo de medicamento, devido a preferência e adaptação do organismo.

Para saber mais sobre este método contraceptivo, o Tarja Rosa convidou a ginecologista Dra. Thalita Domenich para esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema! Com o uso contínuo, toda menina para de menstruar? “Sim, ao optar por essa pílula, a mulher não menstrua mais.

Quais métodos contraceptivos têm menos efeitos colaterais?

  • Camisinha (masculina e feminina).
  • DIU de cobre.
  • Capuz cervical.
  • Diafragma.
  • Esponja contraceptiva.

Videolaparoscopia. A videolaparoscopia é um procedimento para detecção definitiva da endometriose e seu tratamento. São feitos pequenos cortes para que se analise o interior do organismo da mulher com uma pequena câmera de vídeo.