O que acontece quando se tira o Mirena?

Perguntado por: nmoraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 11 votos

Depois de removido, o efeito contraceptivo passa rapidamente e é possível engravidar tão rápido quanto mulheres que não utilizam anticoncepcional. A taxa de eficácia desse DIU é de 99,7%, sendo um dos métodos contraceptivos mais eficazes.

20 dias

Após a retirada do DIU, o sangramento pode persistir por um período variável de 5 a 20 dias.

Nao há necessidade de repouso pós retirada do Diu. Pode seguir sua vida normalmente. Mas,deve seguir as orientações do seu médico. E deverá ver suas precauções quanto a contracepção caso não queira engravidar no momento.

Contudo, apesar da baixa absorção da progesterona, o uso do DIU Mirena pode causar dores nas mamas, agravar casos de acne e aumentar levemente o peso da mulher. Seu prazo de validade também pode ser uma desvantagem se comparado ao DIU de cobre. Pois, a versão hormonal deve ser trocada com cinco anos.

O DIU mirena age no perfil hormonal da mulher, podendo provocar pequeno ganho de peso. No entanto, se houver uma manutenção de rotina saudável, com alimentação adequada e prática de atividades físicas constantes, é facilmente possível manter o peso mesmo fazendo uso do DIU mirena.

É preciso quatro meses em média para engravidar após a remoção do DIU hormonal (6).

  • 38% a 43% das pessoas engravidam dentro de 3 meses.
  • 56% a 65% das pessoas engravidam dentro de 6 meses.
  • 79% a 96% das pessoas engravidam dentro de 12 meses (7,8).

8. É normal sentir dores após a colocação do DIU? Verdade. Ao colocar ou retirar o DIU, a mulher pode sentir algum desconforto, parecido com uma cólica, até que ele se acomode totalmente em sua posição.

Os preços do procedimento variam de acordo com o consultório, o profissional e o tipo de dispositivo intrauterino, podendo ir de R$ 500 a R$ 2.500.

Assim que o DIU de cobre ou DIU de prata é retirado, a mulher volta a poder engravidar. A mulher pode levar até três meses para retornar a menstruar normalmente e engravidar após a retirada do DIU hormonal.

Então, retirar o DIU não é algo que se deve fazer em casa sem o controle adequado do processo. Deve ser feito em um consultório e por um profissional especializado", finalizou.

Para retirar o DIU, o profissional do serviço de saúde puxa o fio lenta e cuidadosamente com o fórceps. Pode-se usar um tenáculo para manter em posição o colo uterino e alinhar o canal endocervical com as cavidades vaginal e uterina (357).

Pode ser retirado a qualquer momento: se a mulher quiser engravidar, pode retirar o DIU em procedimento tão simples quanto o que foi para colocar.

O correto é sentir as pontas dos fios apenas. Caso não consiga senti-las, ou perceba que a haste do dispositivo está para fora do colo do útero, é sinal de que o DIU saiu da posição correta.

Uma vez que o DIU é colocado, você pode retornar a atividades normais, como sexo, exercício e natação assim que estiver confortável. A atividade física extenuante não afeta a posição do DIU. Você também pode usar os absorventes íntimos assim que desejar após a colocação desse dispositivo.

Mirena® (levonorgestrel) é um dispositivo intrauterino em forma de T que, após a inserção, libera o hormônio levonorgestrel dentro do útero. O objetivo da forma em T é o de ajustar o sistema de liberação ao formato do útero.

O Mirena® tem ação por 5 anos, após esse período ele se torna ineficaz e deve ser trocado caso a paciente não deseje engravidar. Quando a paciente desejar engravidar o médico retira o DIU e a mulher já pode tentar engravidar prontamente.

Continuar lendo Quem usa Mirena engorda?