O que acontece quando se faz uma promessa?

Perguntado por: tsanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Conforme uma pessoa vai fazendo promessas pra você, e as vai cumprindo, a sua confiança nela vai aumentando, até chegar um momento em que a promessa não será mais necessária, pois a confiança já estará estabelecida entre as duas pessoas.

Geralmente a promessa é uma forma de tirar todo o estresse e a ansiosidade de outra pessoa, com uma promessa rápida se adia toda a insatisfação da outra pessoa. Mas cumprir é totalmente diferente, é necessário dedicação para a aplicação de tudo necessário para cumprir tal promessa.

Lava-me completamente da minha iniquidade, no sangue do Teu Filho Jesus, e restitui-me a alegria da Tua salvação. Cria em mim, ó Senhor meu Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável. Permita-me ficar na Tua presença, pois do contrário eu não suportarei mais a vida.

A promessa faz mais sentido quando é feita entre as pessoas, pois serve como instrumento de construção de confiança.

Como orar

  1. Comece a orar. Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. ...
  2. Converse com Deus. Fale com o coração e partilhe as suas esperanças e desejos, assim como as suas preocupações e problemas. ...
  3. Termine a sua oração. ...
  4. Aja de acordo com os seus desejos justos.

É aquilo que nos incentiva a levar a vida do modo como nós a vivemos. Uma vida sem propósito não tem sentido. Porém, quando você vive dentro do propósito do Senhor, todas as coisas em sua volta cooperarão para seu próprio crescimento.

Para fazer um propósito você deve orar e expor em sua oração como funcionária esse compromisso, pois propósito é compromisso, não faça (prometa) o que você já sabe que não cumprirá, contudo propósito exige esforço também.

Todo voto implica uma promessa, mas o contrário não é verdadeiro. O voto é um ato de adoração e consagração, feito apenas a Deus, obrigando por virtude da religião. Uma simples promessa pode ser feita também aos homens, obrigando em virtude da fidelidade ou da justiça.

Fazer e pagar promessas são ações frequentes na caminhada de fé cristã. Muitos fiéis, desesperados pelo recebimento da graça, acabam prometendo sacrifícios. O que acontece quando uma promessa é feita, mas não é paga? Será que a graça é perdida?

Quem vive de promessa é santo”, declarou. “Ele se comprometeu em retirar as palafitas e não assumiu o compromisso”, acrescentou.

A Bíblia diz que fazer uma promessa é uma coisa muito séria.
A Bíblia nos aconselha a evitar fazer promessas e juramentos (Mateus 5:34-37). Fazer uma promessa não é brincadeira! Quem promete e não cumpre está sendo desonesto e pode zangar e perder a confiança da pessoa a quem fez a promessa.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Não há limites para dar ou pedir perdão (Mt 18,21-35)

Se você fez uma promessa insensata, que não pode cumprir, peça perdão a Deus. Se você fez a promessa a mais alguém, peça perdão a essa pessoa também. Da próxima vez, pense duas vezes antes de fazer uma promessa.

No caso das promessas, a visão é diferente. “Em vez de fazer promessas, nós rezamos diariamente para que seja da vontade de Deus nos dar forças para cumprirmos com as nossas obrigações. Pedimos para que Deus nos dê saúde e sustento para cumprirmos com aquilo a que nos propomos”, diz o rabino.

Promessas são para as pessoas em geral. E as promessas dependem da sua obediência a Deus. Se você obedecer, você receberá o que Deus prometeu. Juramento é algo individual.

Uma das formas mais tradicionais de pagar promessa é a travessia de joelhos na "Passarela da Fé" Para agradecer ou fazer pedidos, devotos de Nossa Senhora Aparecida aproveitam o Dia de 12 de Outubro para pagar promessas à Santa.

Orar com Sinceridade
Depois de sua oração, você pode ouvir os sentimentos e as intenções que lhe vêm ao coração. Um deles pode ser a resposta para sua oração. Quando oramos com um coração sincero e com real intenção, nosso Pai Celestial responde de acordo com a fé que temos Nele.

É importante ter paciência quando estamos orando. Muitas vezes, as respostas vêm de maneira gradual. Na verdade, se não estiver prestando atenção, talvez você não as escute. Com isso em mente, uma boa maneira de reconhecer que Deus está respondendo suas orações é oferecendo orações de gratidão.

Por isso, você pode orar deitado. Rezar antes de dormir é uma forma bem eficaz de comunicação com o plano espiritual. Isso porque você tem tempo de formular uma oração mais detalhada e ainda está com o corpo e a mente tranquilizados, de forma a orar com clareza.

A Bíblia deixa claro que Deus considera o período de 40 dias espiritualmente relevante.