O que acontece quando se engole um pedaço de linha?

Perguntado por: aalves9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Se ingerido, o objeto vai direto para o estômago e sai pelas fezes. Caso ele não saia, é indicada a endoscopia para retirá-lo. Se aspirado, ele passa pela laringe, traquéia e brônquios e afeta as vias aéreas.

Os objetos aspirados sempre devem ser removidos por meio de endoscopia respiratória. Em alguns casos pode ser necessária cirurgia. A ingestão de substâncias cáusticas pode ocorrer de forma voluntária ou acidental. Esses agentes químicos têm a capacidade de provocar lesões nos tecidos.

Quando presentes, estes sinais se manifestam com: Dificuldade para engolir. Salivação intensa. Dor no pescoço ou no peito.

Corpos estranhos no esôfago
Normalmente, o médico fará a remoção de um corpo estranho que não tenha sido expelido do esôfago no prazo de 24 horas, já que adiar a remoção aumenta o risco de complicações, incluindo perfuração, e diminui a probabilidade de uma remoção bem-sucedida.

O esôfago é o local mais comum de impactação por corpos estranhos ingeridos. O principal sintoma é a disfagia aguda; os pacientes com obstrução completa do esôfago hipersalivam e são incapazes de engolir secreções orais.

Perfuração intestinal é um rompimento da parede do intestino grosso ou delgado, geralmente com extravasamento do conteúdo intestinal para dentro da cavidade abdominal . Trata-se de uma eventualidade rara, mas grave, ocorrendo apenas em 1% a 3% dos pacientes com doenças inflamatórias do intestino.

A perfuração intestinal pode ocorrer por várias razões. Entre as mais comuns estão doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn ou a colite ulcerativa, úlceras pépticas, diverticulite, trauma ou lesão no abdômen, certos procedimentos médicos ou a presença de corpos estranhos no intestino.

Quais os Sinais de alerta que devem ser observados em casos de ingestão de corpo estranho? Os principais sinais de alerta são: impactação do esôfago, disfagia, odinofagia, dor torácica e hipersalivação.

Alguns corpos estranhos causam obstrução ou perfuração. O diagnóstico é por exame de imagem ou endoscopia. Alguns corpos estranhos podem ser removidos por endoscopia. Pacotes de fármacos ingeridos são muito (Ver Transporte de fármacos por ingestão ou inserção no corpo.

Se estiver no estômago, e a criança estiver assintomática o tratamento mais adequado é esperar a moeda sair pelas fezes num prazo de 7 a 10 dias.

“Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho. Quando, além desses sintomas, ocorre lábios e unhas arroxeadas e desfalecimento, a morte por asfixia é iminente”, comenta o cirurgião Wander Mattos Cardoso.

Estes são os sinais de que o objeto não foi eliminado:

  1. Dor no peito ou no estômago;
  2. Seu bebê não consegue beber ou comer;
  3. Vômito;
  4. Febre;
  5. Salivação excessiva.

Detalhes. A pediatra Ana Escobar ressalta que só se deve retirar o objeto estranho se for possível vê-lo, mas a melhor opção é procurar um pronto-socorro. A otorrinolaringologista Tanit Sanchez explica que a perfuração pode provocar graves infecções.

Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente. Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência.

Quais são os sintomas de gastroparesia?

  1. refluxo gastroesofágico (RGE), também chamado de refluxo ou regurgitação ácida - uma condição em que o conteúdo do estômago volta para o esôfago, o órgão que conecta a boca ao estômago up into.
  2. dor na área do estômago.
  3. estufamento abdominal.
  4. falta de apetite.

Consiste na retirada do corpo estranho nos tecidos moles através de pequena incisão ou pelo próprio orifício da lesão, na maioria das vezes é necessário o bloqueio anestésico local. Retirada de corpo estranho nos tecidos moles: • Farpas de madeira e metálicas; • Pedras, roupas; •Vidro.