O que acontece quando se aumenta a temperatura do sistema?

Perguntado por: lguterres3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Um aumento da temperatura aumenta a energia disponível no sistema. Em resposta, o sistema absorverá mais energia – ou seja, as reações que absorvem energia (endotérmicas) serão aceleradas, ou favorecidas.

Temperatura. Temperatura é uma medida de energia cinética, que corresponde ao grau de agitação das partículas. Quando a temperatura é alta, as moléculas estão mais agitadas, aumentando a velocidade da reação. Quanto maior a temperatura, maior a velocidade da reação.

A temperatura é diretamente proporcional à velocidade das reações. Dessa forma, um aumento de 10ºC, por exemplo, faz com que a velocidade da reação seja duplicada.

Como muitas atividades humanas emitem uma grande quantidade de gases formadores do efeito estufa (GEEs), esta camada tem ficado cada vez mais espessa, retendo mais calor na Terra, aumentando a temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos e ocasionando o aquecimento global.

Então, como acontece o aquecimento global? O aumento na concentração dos gases de efeito estufa provoca alteração nas trocas de calor, ficando a maior parte retida na atmosfera. Em consequência, ocorre o aumento da temperatura, o que causa o aquecimento global.

Temperatura:
Isso acontece porque o aumento da temperatura eleva a energia cinética das moléculas, o que faz com que elas fiquem mais agitadas, movimentando-se mais rapidamente. Dessa forma, haverá um maior número de choques efetivos entre suas partículas e a velocidade da reação aumentará.

O equilíbrio térmico ocorre quando os componentes de um sistema termodinâmico transferem calor entre si, sempre no sentido do corpo mais quente para o corpo mais frio, até que sua temperatura seja equilibrada. Para que ocorra o equilíbrio térmico, é necessário que os corpos estejam em contato térmico.

Observe que, com o aumento da temperatura, ocorre um aumento da energia cinética média das moléculas, havendo uma distribuição dessa energia. Isso faz com que haja mais moléculas com energia suficiente para reagir, o que acarreta no aumento da velocidade da reação.

Quais são os 5 fatores que influenciam na troca térmica do corpo humano?

  • Temperatura do ar. A temperatura do ar influencia diretamente na troca térmica do corpo humano com o meio. ...
  • Umidade relativa do ar. ...
  • Velocidade do ar. ...
  • Calor radiante. ...
  • Tipo de atividade.

Quanto maior a temperatura, maior a velocidade de uma reação, neste caso teremos um aumento da energia cinéticas da moléculas e com isso elas se chocaram mais e com maior energia e como consequência teremos uma diminuição da energia de ativação.

Influência sobre a Temperatura
Assim, quanto maior é a temperatura, menor é a pressão; e quanto maior é a pressão, menor é a temperatura. Isso ocorre porque, sob baixas temperaturas, o ar fica mais pesado e comprime o ar que está por baixo, elevando, assim, a pressão atmosférica.

Diminuirmos a pressão do sistema, o equilíbrio será deslocado no sentido inverso (do maior volume, 4 L), ou seja, será deslocado para a esquerda (sentido da formação dos reagentes).

O valor da resistividade nem sempre é constante, pois ela aumenta com a temperatura. Isso ocorre porque o calor causa aumento na agitação molecular, ocasionando colisões no interior do condutor, o que aumenta a resistência do material.

No entanto, a subida da temperatura do corpo pode ser classificada como febre ou hipertermia. A febre, como já citamos, é o aumento da temperatura que ultrapassa a variação diária normal e varia entre 37ºC e 39ºC.

São quatro os fatores que influenciam essa velocidade: a concentração dos reagentes, a temperatura, a superfície de contato e o catalisador.

Quanto maior é o grau de agitação das partículas de um corpo, maior é sua temperatura, ou seja, mais elevado é o seu estado térmico. A energia térmica pode transferir-se de um corpo para outro, mas sempre se transfere do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.

Aumentando a temperatura, a proporção de moléculas com mais energia do que a energia de ativação cresce proporcionalmente, e conseqüentemente a velocidade da reação cresce. Tipicamente a energia de ativação é considerada como sendo a energia em quilojoule necessária para que 1 mol de reagente reaja.

É certo que quando um corpo recebe calor, a energia interna aumenta, aumentando o grau de agitação térmica. No entanto, nem sempre isto reflete num aumento de temperatura do corpo.

Quando os dois corpos entram em contato, há um fluxo de energia térmica espontânea que vai do corpo mais quente para o corpo mais frio. Esse fluxo de energia térmica é chamado de calor. Com o passar do tempo, os dois corpos atingem a mesma temperatura. Neste instante, o calor cessa.

Um corpo diz-se em equilíbrio térmico se não ocorre nenhuma troca de calor no seu interior, ou entre ele e a sua vizinhança. Quando se colocam em contacto dois corpos que se encontram a temperaturas diferentes, observa-se que o corpo mais frio aquece e o corpo mais quente arrefece.

Isso ocorre porque segundo o princípio de Le Chatelier, se um sistema em equilíbrio sofrer alguma perturbação - como a variação da temperatura, por exemplo – ele tende a se deslocar no sentido de minimizar essa perturbação. Assim, a reação endotérmica absorve o calor, minimizando os efeitos do aumento o equilíbrio.