O que acontece quando quebra a nuca?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

O paciente que sofre com a lesão apresenta dor cervical, dor à palpação, perda parcial ou total dos movimentos e edema local. Sintomas neurológicos como a perda de força parcial ou total dos músculos aparecem se os nervos correspondentes estiverem comprometidos com a fratura.

Quando a lesão ocorre abaixo da sexta vértebra cervical, a pessoa para de mexer as pernas. Isso se chama paraplegia. Quando a lesão se instala acima de C6 provoca tetraplegia, que pode ser completa ou incompleta.

Situações de complicação da coluna cervical podem envolver compressão nervosa e causar febre, tontura, formigamento, calafrios, tremores, dormência, perda de força nos ombros, dedos ou dor cervical irradiando para o braço nos casos de cervicobraquialgia.

O occipital é um osso único localizado na face posterior da cabeça. Ele forma grande parte da porção basilar do neurocrânio e protege o cerebelo. O occipital é o único osso craniano que se articula com a coluna vertebral.

O termo nuca se refere à parte de trás do pescoço de diversos animais. Anatomicamente, nos seres humanos, refere-se à região inferoposterior da cabeça que corresponde à vértebra cervical chamada de atlas.

Resposta. Explicação: Quebrar o pescoço, ou melhor, lesionar o pescoço não significa necessariamente que a pessoa irá a óbito com 100% de certeza. O pescoço faz parte da nossa coluna vertebral, portanto serve de canal para a comunicação entre o nosso cérebro e o nosso corpo.

Os autores concluíram que o principal fator de risco, responsável pela alta taxa de mortalidade nos pacientes com fratura da coluna cervical, é a presença de grave comprometimento da função neurológica.

Existe algum risco de surgirem fraturas? Sim! A pessoa pode até mesmo quebrar o pescoço por causa de um estalo. Pacientes que têm esse hábito de forma compulsiva costumam ter lesões significativas nos processos espinhosos das vértebras cervicais.

A paraplegia (paralisação de pernas) ou a tetraplegia (braços e pernas) ocorrem quando há fratura na coluna vertebral (principalmente na altura do pescoço). Em muitos casos, há lesão da medula espinhal, responsável pela transmissão das ordens vindas do cérebro para as outras partes do corpo.

Até o momento não existe cura para a tetraplegia, não há nada que possa reverter uma lesão medular completa.

Tetraplegia Transitória
Ocorre quando a medula espinhal cervical de um indivíduo sofre uma lesão temporária, mas grave. A disfunção nervosa pode acontecer em ambos os braços ou pernas, em um lado do corpo ou nos quatro membros. Os pacientes podem sentir dor, dormência ou paralisia completa.

Ataque cardíaco. A dor no pescoço também pode ser um sintoma de um ataque cardíaco, mas nesses casos ela geralmente vem junto com outros sintomas como falta de ar, suor, náusea, vômito, dor no braço ou na mandíbula.

Uma fratura da coluna cervical acontece quando há uma fratura ou “quebra" de um dos ossos do pescoço. Este é tipicamente um resultado de um acidente traumático, como uma queda, um acidente de carro, ou alguma da força maior aplicada ao pescoço.

Nuca: é a parte que fica atrás do pescoço, é responsável pela sustentação e movimentação da cabeça.

Lacrimal: localiza-se no terço médio da órbita, sendo este o menor e mais frágil osso da face.

Continuar lendo Para que serve a nuca?