O que acontece quando os raios solares chegam à Terra?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Como a radiação solar chega à Terra? A radiação solar atravessa a atmosfera e chega até a superfície terrestre, aquecendo-a. Boa parte da radiação recebida é absorvida, sendo esta parte a responsável pelo aquecimento do planeta. Outra fração - a infravermelha - é refletida e não chega à Terra.

A energia produzida pelo Sol chega parcialmente à Terra em forma de ondas eletromagnéticas. Na superfície terrestre, a intensidade da radiação solar chega a 1366 kW/m² (quilowatts por metro quadrado), e esse valor varia menos que 0,1% durante todo o período orbital.

A velocidade da luz é constante e imutável no vácuo do espaço, por isso é fácil calcular em quanto tempo a luz do Sol chega na Terra: 8 minutos e 20 segundos. Mas essa é apenas uma média, e não leva em conta o tempo que os fótons, partículas que compõem a luz, levam para sair do interior de nossa estrela.

O que a tempestade solar pode causar? As consequências das tempestades solares podem ser desastrosas. Entre elas, pode-se citar a destruição de satélites artificiais, a interferência nos serviços de telefonia, a queda de energia elétrica e a danificação de objetos eletroeletrônicos.

Uma explosão solar intensa ocorreu na quinta-feira (5), sendo registrada pelo observatório Solar Dynamics, da NASA. Segundo a agência espacial, o pico do fenômeno em nosso astro aconteceu às 21h57, no horário de Brasília.

Sabe-se que a Terra possui um eixo de inclinação, o que provoca uma diferença de iluminação nas áreas do planeta. Assim, ao longo do movimento, a superfície terrestre ilumina-se de maneira desigual, ou seja, as áreas não recebem a mesma quantidade de energia solar, resultando, então, nas estações do ano.

Resposta verificada por especialistas
Eles aquecem a superfície, e são refratados, porém, boa parte deles é absorvido na camada de ozônio, e outra porção é absorvida na terra, com a camada de ozônio ficando mais fina devido ao efeito estufa, mais raios solares entram e aquecem a terra, causando o aquecimento global.

Caso não existisse esse movimento, não existiria vida na Terra, afinal, uma superfície seria escura e fria e a outra quente e sem condições de se plantar. A rotação junto com a translação é necessária para o plantio e colheita, para o nosso relógio biológico, para o regime de chuvas e para o conceito de tempo.

A radiação solar é composta pelo infravermelho, espectro visível e ultravioleta. Esta última faixa é constituída de 3 faixas de comprimento de onda: UVC, UVB e UVA, sendo que a faixa de radiação ultravioleta que se propaga no ar tem comprimento de onda entre 200 e 400nm.

Na verdade, onde o planeta Terra recebe mais luz do Sol é nas localidades de Eureka e de Alert, na ilha Ellesmere, no extremo norte do Canadá. Estes pontos do globo recebem altos índices de incidência solar.

Qual planeta recebe mais luz e calor do Sol? Vênus é mais quente devido à sua atmosfera que é composta em sua maior parte por gases estufa, como o metano e o dióxido de carbono. Tais gases retém o calor e por esse motivo ele é o campeão em calor com uma temperatura média aproximadamente 462°C.

Ao recebermos a radiação solar, mais precisamente os raios ultravioletas do tipo B (UVB) que penetram na pele, a molécula de 7- dehidrocolesterol passa por várias transformações químicas e dá origem à vitamina D.

ÍNDICE UV BAIXO
Nenhum perigo para a maioria das pessoas. Utilize óculos de Sol em dias claros. Recomenda-se o uso de proteção solar se você tiver a pele muito clara.

Estima-se que existe uma probabilidade de 12% de um evento semelhante ao de 1859 ocorrer entre os anos de 2012 e 2022. A tempestade solar de 2012 teve uma magnitude similar, mas passou pela órbita da Terra sem acertar o planeta.

Resposta: Caso uma tempestade solar atinja a Terra, ocorrerão prejuízos como: Expor humanos à radiação solar nociva. Interromper sistemas elétricos, a conexão com a internet e os meios de telecomunicação (inclui sinais de rádio).

As explosões sobre a superfície do Sol são causadas pela liberação súbita de energia armazenada em campos magnéticos em sua atmosfera, elas podem durar minutos ou até horas. Essas explosões liberam energias de até 1025 joules, o que equivale a dez milhões de erupções vulcânicas na Terra.