O que acontece quando olham dentro da arca?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

1 Samuel 6:19 - ¶ E o SENHOR feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do SENHOR; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o SENHOR fizera tão grande estrago entre o povo.

Somente os sacerdotes tinham autorização de carregá-la. Quando a Arca esteve na cidade de Bete-Semes, “setenta homens da cidade olharam para dentro dela e, por isso, o Senhor os matou” (I Samuel 6:19).

Foi colocado dentro da Arca as Tábuas com os Dez Mandamentos escritos por Deus, um pote com Maná e o Cajado de Arão que floresceu. A Arca fazia parte do conjunto do Tabernáculo, com outras tantas especificações. Ela ficaria repousada sobre um altar também de madeira coberto de ouro, com uma coroa de ouro ao redor.

Por que Uzá morreu ao tocar a Arca de Deus? O texto bíblico informa claramente que Uzá morreu, porque basicamente o Senhor considerou sua atitude uma irreverência (2 Samuel 6:7).

Inchação dolorosa e sangrenta das veias do ânus (#/RC 1Sm 5.6).

A Arca da Aliança é um objeto especialmente sagrado na Bíblia. A arca é um baú sagrado que tem um lugar dedicado no tabernáculo e no templo , em Jerusalém.

Saiba mais sobre nós. Davi leva a arca para a cidade de Davi — Uzá é ferido e morto por tocar na arca para firmá-la — Davi dança diante do Senhor, causando ruptura de seu relacionamento com Mical. 1 E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.

1 Samuel 7
2 A arca permaneceu em Quiriate-Jearim muito tempo; foram vinte anos. E todo o povo de Israel buscava o Senhor com súplicas.

O que aprendemos com a arca de Noé – Conclusão
Em conclusão, precisamos entender que mais do que nós mesmos, Deus tem desejo de salvar nossa família. Mas, assim como ele usou Noé para salvar sua família ele quer fazer o mesmo com a nossa família através de nós. Através da nossa fé demonstrada pela nossa obediência.

O maná, portanto, é um tipo da Palavra de Deus: é o alimento que vem do céu para o sustento do seu povo. E qual é a figura da arca da aliança? Ela representa a presença de Deus no meio dos homens.

Segundo a tradição bíblica, a arca da aliança só poderia ser carrega por membros da tribo de Levi, descendentes diretos de Moisés e Arão, e só poderia ser transportada nos ombros — por isso, possuía quatro hastes que permitiam levantá-la.

São os dois querubins -- criaturas que, na tradição posterior, são retratados como anjos, mas que na verdade lembram mais esfinges, com corpo de leão ou touro, asas de águia e cabeça humana, como se pode ver na fotografia abaixo.

Ou seja, a trajetória e o final de Eliúde é uma representação do que é descrito no livro de Samuel. “Setenta homens de Bete-Semes olharam para dentro da Arca da Aliança, por isso Deus os matou”, destaca o Livro Sagrado.

Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca. Samuel exortou os israelitas a voltarem para o Senhor.

Colocaram a arca num carro de bois, novo, e a levaram embora da casa de Abinadabe. Uzá e Aiô guiavam o carro. Então Davi e todo o povo começaram a dançar com todas as suas forças em louvor a Deus. Eles cantavam e tocavam instrumentos musicais, isto é, harpas, liras, tambores, pratos e trombetas.

É um sintoma que estimula que o Indivíduo olhe para o lugar que está ocupando, localize-se no seu pedaço de terra e busque em si os movimentos necessários para que o seu território de bens, de fatos e de afetos possa estar bem administrado e abastecido.

Estes tomaram dos hebreus a arca do Senhor e foram castigados. "A mão do Senhor veio contra aquela cidade, com uma grande vexação; pois feriu aos homens daquela cidade, desde o pequeno até ao grande e tinham hemorróidas nas partes secretas" (Samuel 1:6.9).

“Este é o sangue que sela a aliança que o Senhor fez com vocês quando deu todos esses mandamentos” (Êxodo 24.8). O sangue de animais sacrificados era usado para selar alianças não apenas entre o povo de Israel, mas também em muitas outras civilizações antigas.