O que acontece quando ocorre uma sobrecarga de energia?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

O fenômeno acontece quando ocorre uma elevada passagem de corrente elétrica no circuito, provocando um aumento repentino de tensão. Como resultado, os aparelhos ligados à tomada recebem uma quantidade maior de corrente elétrica, que é transformada em calor, danificando os fios condutores e os eletrodomésticos.

A sobrecarga é decorrente do excesso de corrente elétrica passando por um circuito durante um determinado tempo. Veja bem, imagine uma tomada da sua casa. Normalmente as tomadas suportam uma corrente máxima de 10 A e estão ligadas por condutores elétricos de 2,5 mm², que suportam uma corrente por volta de 21 A.

A sobrecarga é o termo usado quando uma carga elétrica solicitada em um circuito está acima do limite suportável por este. Uma das causas mais frequentes para a sobrecarga é a ligação de muitos equipamentos em um mesmo circuito de tomadas através de adaptadores ou extensões.

“Outro ponto a destacar é que, ao sobrecarregar o benjamin ou a extensão, automaticamente o cabo elétrico que alimenta a tomada provavelmente entrará também em sobrecarga, colocando a instalação e as pessoas em riscos de choque elétrico, curto-circuito, incêndio, além de aumento de gasto com energia elétrica”, adverte ...

A sobrecarga, simplificadamente, consiste na redefinição de itens já existentes. Em outras palavras, ela permite que sejam definidas duas ou mais funções com o mesmo nome, desde que suas listas de argumentos sejam suficientemente diferentes para as chamadas a serem resolvidas.

A sobrecarga da rede elétrica é o motivo mais comum para um disjuntor desarmar. Isso é muito comum em casas antigas porque as instalações não foram projetadas para ligar tantos equipamentos que demandam energia.

Já a sobrecarga se trata de um excesso de corrente elétrica passando pelo circuito durante um determinado tempo.

Tendinite, distensões e dores musculares são principais lesões, segundo ortopedista. Na busca pelo corpo perfeito ou, até mesmo, correr atrás do tempo perdido, muita gente confunde força de vontade com exagero e acaba por sobrecarregar na hora da atividade física.

As consequências das sobrecargas podem ser mais graves do que os simples danos aos equipamentos ligados ao sistema elétrico. “O problema mais sério é a ocorrência de incêndios, que colocam em risco a vida de todos os ocupantes da edificação.

Outra causa de sobrecarga pode vir do uso que se faz da rede elétrica. Equipamentos com consumo maior e uso prolongado, como geladeiras, ar-condicionado, chuveiro, entre outros, devem ser ligados em circuitos próprios para evitar superaquecimento.

Como detectar a sobrecarga
A sobrecarga ocorre quando se trabalha em excesso ou por demasiado tempo. Se sentir que está excedendo a sua capacidade no trabalho, seja física, mental ou emocionalmente, é provável que você esteja sofrendo uma sobrecarga.

A primeira fase deste fenômeno, a que recompõe as energias perdidas, chama-se período de restauração. A segunda fase é chamada de período de restauração ampliada, após o qual o organismo possuirá uma maior fonte de energia para novos estímulos.

Um curto-circuito ocorre quando os potenciais elétricos entre os pontos de entrada e saída da corrente elétrica são os mesmos. Devido ao efeito Joule, caracterizado por haver um aumento da temperatura do condutor quando é percorrido por corrente elétrica, o fio superaquece.

Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica atravessa um condutor ou um dispositivo com resistência desprezível, causando um superaquecimento. Os curto-circuitos são assim chamados porque representam o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar em um circuito.