O que acontece quando o WhatsApp é hackeado?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Se isso acontecer, você precisará aguardar sete dias para poder acessar sua conta sem o código de confirmação em duas etapas. Mesmo que você não saiba o código de confirmação em duas etapas, a pessoa que estava usando sua conta será desconectada quando você inserir o código de seis dígitos recebido por SMS.

2. Atividades suspeitas

  1. Abra o WhatsApp em seu celular e toque sobre o ícone de três pontinhos, no Android, ou em Configurações, no iPhone;
  2. No menu que abrir, vá em Aparelhos conectados;
  3. Na tela que surgir, é possível conferir os aparelhos onde tem conexão ativa no WhatsApp Web.

WhatsApp clonado: alguém poderá ler minhas conversas antigas? Não! O WhatsApp é protegido com a criptografia de ponta a ponta e as mensagens são armazenadas no seu aparelho. Se alguma pessoa acessar sua conta de outro dispositivo, ela não poderá ler suas conversas.

6 – Bloqueie ou exclua a sua conta do WhatsApp
Para isso, envie um e-mail para support@whatsapp.com com o assunto “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta“. No corpo da mensagem, digite o seu número de telefone iniciado pelo código do país, seguido pelo DDD e seu número. Por exemplo, +55 99 99999-9999.

No Android:

  1. Toque no meu de três pontos (Mais);
  2. Escolha a opção WhatsApp Web;
  3. Você verá uma lista de aparelhos com sessões ativas;

No Android:

  1. Abra o WhatsApp e toque no ícone de três pontinhos, no canto superior direito;
  2. Vá em “Aparelhos conectados”;
  3. Veja a lista dos últimos aparelhos que acessaram o WhatsApp Web.

Isso acontece quando criminosos descobrem o IMEI de um celular pelas caixas do aparelho descartadas ou de alguma outra forma específica. A boa notícia é que você pode descobrir se o seu celular tem o IMEI clonado com os sites IMEI24.com e o imei.info. Para isso, basta acessá-los, digitar o seu IMEI e clicar em "CHECK".

1. *#21# Primeiramente, esse código permite descobrir se as ligações, mensagens e demais dados estão sendo encaminhados a outro número. Além disso, aponta o número para o qual essas informações estão sendo desviadas.

Caso tenha identificado alguma sessão suspeita do WhatsApp Web, no menu no aplicativo, basta clicar nessa opção e selecionar “desconectar aparelho”. Na mesma hora, esse dispositivo será desconectado da sua conta.

Aviso de conta clonada do WhatsApp
Então, se alguém conseguiu acesso e autenticou a sua conta em outro aparelho, você deve receber um aviso de que o seu número está sendo usado em outro lugar. Ou seja, alguém tentou registrar o mesmo número que você ainda usa. A mensagem pede para você verificar seu aparelho.

Quando o chip é clonado, você vai perceber que não consegue fazer ligações, acessar a internet no 4G ou mandar/receber SMS. Por isso, é necessário ligar na operadora e verificar se, de fato, o chip foi clonado e se será necessário trocar por um número novo ou conseguir o antigo de volta.

Separei algumas dicas e códigos que você pode usar para saber se o seu celular está sendo rastreado.

  1. *#21# Este código vai te retornar os dados, casos existam, do numero pelo qual está sendo encaminhados as suas ligações.
  2. *#62# Sabe quando te ligam e não conseguem falar? ...
  3. *#06# ...
  4. ##002#

Alguns dos pontos mais comuns são:

  1. Bateria acabando muito rápido. Se a bateria do seu celular ainda está saudável, mas está acabando rápido, pode ser que o smartphone tenha sido hackeado. ...
  2. Dados móveis consumidos rapidamente. ...
  3. Aplicativos desconhecidos. ...
  4. Anúncios estranhos. ...
  5. Mensagens desconhecidas. ...
  6. Aquecimento além do normal.

Se os seus hábitos de uso permaneceram os mesmos, mas a bateria está se esgotando mais do que o normal, preste atenção. Não importa o quanto você carregue, isso pode ser um sinal de que seu iPhone ou Android foi hackeado. O spyware está ativo o tempo todo, então ele usa muita energia e esgota a bateria no processo.

Em chamadas na rede de telefonia comum, um "grampo" se dá pela gravação da chamada no sistema da operadora. Isso não funciona no WhatsApp, pois ele utiliza a criptografia de ponta a ponta.

Como tirar uma clonagem do celular?

  1. fazer reset de fábrica do seu smartphone;
  2. entrar em contato com sua operadora de celular e anotar protocolo de atendimento;
  3. trocar as senhas dos principais aplicativos que você usa;
  4. configurar login em duas etapas em sua conta Apple ou Google;
  5. pedir bloqueio da linha do aparelho;