O que acontece quando o VHS está alto?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

O exame de VHS, quando alto, indica uma inflamação, mas não é capaz de determinar por si só a causa dessa inflamação, sendo necessários exames complementares para determinar onde está a doença.

Doenças que alteram VHS
Outras doenças que aumentam o VHS: inflamações e infecções em geral, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, insuficiência hepática, síndrome nefrótica, diarréias, crioglobulinemia, obesidade, diabetes. A gravidez também pode aumentar o VHS.

Qual a finalidade do exame de VHS
Se o valor estiver alto, as causas podem ser infecções virais ou bacterianas, como gripe, sinusite, amigdalite, pneumonia; infecção urinária ou diarreia; tuberculose e câncer.

Se o valor estiver alto, as causas podem ser infecções virais ou bacterianas, como gripe, sinusite, amigdalite, pneumonia; infecção urinária ou diarreia; tuberculose e câncer.

Nota: VHS elevado com PCR normal provavelmente é falso positivo (excessão clássica: Lúpus Eritematoso Sistêmico). Mais recentemente, um terceiro marcador, a Procalcitonina, tem se destacado como biomarcador de diagnóstico e prognóstico em sepse grave e choque séptico, com maior sensibilidade.

Hemograma completo (HC) pode mostrar sinais de inflamação ou infecção por meio da contagem de glóbulos brancos em maior número. Anemia pode ser detectada por meio de medições de glóbulos vermelhos. A função hepática e renal pode ser avaliada.

Para análise do resultado, considere que para homens com menos de 50 anos o valor normal de VHS é de até 15mm/h e para homens acima de 50 anos o valor de referência é de até 30mm/h. No caso das mulheres com menos de 50 anos o valor é de 20mm/h e acima de 50 anos este valor sobe para 42mm/h.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame utilizado como marcador de resposta inflamatória, sendo um teste simples e de baixo custo que tem sido realizado há mais de meio século. O exame de velocidade de hemossedimentação (VHS) mede a distância em que os eritrócitos caem durante 60 minutos em um tubo vertical.

Método de Westergren
A pipeta é fixada na posição vertical em um suporte próprio e a leitura da VHS é feita na 1ª. e na 2ª. Hora. Também podemos, para este mesmo método, utilizar sangue venoso colhido em citrato de sódio, na proporção de 4 partes de sangue para 1 parte de anti-coagulante.

Vários interferentes podem afetar o resultado da VHS como a quantidade e o tipo de anticoagulante usado, produzindo tanto resultados falsamente elevados como falsamente diminuídos, levando à dificuldade interpretativa deste exame.

Troponina - existem exames de sangue que detectam danos ao coração. Eles são chamados de marcadores cardíacos. O mais comum em uso hoje é a troponina. A troponina pode ser usada para diferenciar um ataque cardíaco de angina estável e angina instável.

Alguns sintomas que podem ser causados por infecções:

  1. Febre;
  2. Dor no local infectado;
  3. Aparecimento de pus;
  4. Dores musculares;
  5. Diarreias;
  6. Fadiga;
  7. Tosse.

Aqui estão alguns sinais que podem indicar que o seu corpo está inflamado:

  1. Dor crônica. A dor crônica é uma das principais indicações de inflamação crônica. ...
  2. Fadiga. Fadiga é outro sinal comum de inflamação. ...
  3. Problemas digestivos. ...
  4. Pele irritada. ...
  5. Ganho de peso. ...
  6. Dieta anti-inflamatória. ...
  7. Exercício físico.

O médico pode solicitar a VHS quando o indivíduo apresenta sintomas que sugerem polimialgia reumática, vasculites sistêmicas ou arterite temporal, como dores de cabeça, dores no pescoço ou no ombro, dor pélvica, anemia, falta de apetite, perda de peso inexplicada e rigidez articular.