O que acontece quando o transistor entra em saturação?

Perguntado por: zagostinho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Quando o transistor está saturado, é como se houvesse uma chave fechada do coletor para o emissor. Quando o transistor está cortado, é como uma chave aberta. Corte é conhecido como o ponto onde a reta de carga intercepta a curva IB =0. Nesse ponto a corrente de base é zero e corrente do coletor é muito pequena (ICEO).

Para o transistor operar na situação de saturação, ou seja, como chave fechada, é necessário que a diferença potencial VE seja maior do que VBE, dependendo do dimensionamento de RB. Nesta situação, a corrente de coletor será máxima possível, conforme o valor de RC, sendo VS igual a VCesat (no Maximo 0,3 V).

Pode ser um diodo em curto ou um capacitor eletrolítico em curto ou ainda um problema de placa (trilhas em curto) e até outro transistor no mesmo circuito.

Polarização Reversa (VD < 0V) - A corrente que surge sob condições de polarização reversa é chamada de corrente de saturação reversa, e é representada por IS. Onde VT = kT/q , sendo k a constante de Boltzmann, T a temperatura absoluta e q a carga do electron.

Os transistores são feitos de materiais semicondutores. Para conduzir e amplificar o sinal de uma corrente elétrica, os semicondutores são geralmente dopados com materiais que podem oferecer-lhes cargas elétricas extras, facilitando a sua condução de eletricidade.

O efeito de saturação é uma especialização do efeito de matriz de cores . O CLSID para esse efeito é CLSID_D2D1Saturation.

Em físico-química, saturação é o ponto em que uma solução de uma substância não pode dissolver mais quantidade da substância e os montantes adicionais vão fazendo surgir um precipitado.

Medir a oxigenação do sangue é identificar a capacidade que nosso organismo tem de fornecer oxigênio para todas as nossas células, garantindo o bom funcionamento do mesmo. A oxigenação normal do nosso sangue é maior ou igual a 95%, mas pode-se sobreviver com oxigenação entre 90% e 95% sem maiores problemas.

Nos processadores e outros microchips mais modernos, os transístores são empacotados e selados no interior de pastilhas de silício. O processo de prensagem significa que cada transístor ficará submetido a pressões enormes durante toda sua vida útil - pressões de até 10 mil atmosferas.

Um transistor NPN recebe tensão positiva no terminal do coletor. Essa tensão positiva para o coletor permite que a corrente flua do coletor para o emissor, desde que haja uma corrente de base suficiente para ativar o transistor.

Corte é conhecido como o ponto onde a reta de carga intercepta a curva IB =0. Nesse ponto a corrente de base é zero e corrente do coletor é muito pequena (ICEO). A corrente de base controla a posição da chave. Se IB for zero, a corrente de coletor é próxima de zero e o transistor está em corte.

Um transistor é um componente de circuito elétrico que possui duas funções básicas: amplificação de sinal ou chaveamento, onde o dispositivo opera como uma chave aberta ou fechada, permitindo ou barrando a circulação de corrente elétrica; eles são os componentes básicos de todos os chips eletrônicos, como aqueles ...

Ou seja, ele atua diretamente com a intensidade da corrente elétrica presente em um circuito elétrico, podendo amplificar ou parar por completo a passagem dessa corrente. Quando utilizados para amplificar, os transistores recebem uma corrente elétrica baixa de entrada e produzem uma corrente elétrica alta de saída.

Zona de saturação, ou zona freática, é a parte de um aquífero, abaixo do lençol freático, em que a maioria dos poros e fracturas se encontram saturados com água (sendo neste sentido o posto à zona vadosa).