O que acontece quando o TGO está alto?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

O que significa ter o TGO e TGP alterados? Quando os níveis dessas enzimas estão elevados, pode indicar lesões de células do fígado causadas por infecções, medicamentos, tumores, traumas, intoxicação e entre outros. Como dito anteriormente, a elevação nos níveis de TGP é mais específica para doenças hepáticas.

Entre os sintomas de elevação nos níveis de TGO e TGP, estão:

  • Perda de apetite;
  • Fraqueza;
  • Náuseas e vômito;
  • Urina Escura;
  • Fezes claras.
  • Icterícia.

Tratamento. Geralmente a medida mais eficaz para controlar a esteatose é a perda de peso, uma redução de 7% no peso corporal pode trazer bons resultados. Para isso deve-se ter uma dieta hipocalórica, evitar frituras, gorduras e doces. Aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras.

A orientação dos nutricionistas é diminuir a ingestão de carboidrato, principalmente na forma de carboidrato simples, como o açúcar, os doces. É indicado também reduzir a ingestão de gordura, e reforçar a ingestão do cálcio encontrado no leite e derivados.

TGP alto, acima de 160, é um indicativo forte de doença no fígado. Se o resultado do exame de TGP estiver acima de 1000, as causas prováveis incluem hepatite viral, isquêmica ou hepatite provocada pelo uso de drogas.

Os principais fatores que causam alterações nos níveis de TGO e TGP são: hepatites agudas A ou B; hepatite C; medicamentos; obesidade; diabete e gordura no fígado (esteatose).

O que significa esses Parâmetros? TGO e TGP são enzimas hepáticas e altas, podem indicar injúria desse órgão causada por medicamentos, bebida alcoólica, hepatite ou até mesmo esteatose hepática (gordura no fígado).

A exposição ao virus tem um periodo de incubação varia de 15 a 150 dias, média de 45 dias. Numa infecção aguda pelo virus aumentam tgo e tgp em mais de 3 vezes.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Significa lesão aguda ou inflamação aguda do fígado e pode ter varias causas, infecciosas ou não.

Ainda, o acúmulo de gordura no fígado e a esteatose hepática podem ser causadas por um estilo de vida não saudável, no qual o indivíduo consuma muitos alimentos gordurosos. Outras causas para gordura no fígado incluem: obesidade, gravidez, hipertensão (pressão alta), sedentarismo, colesterol alto e diabetes.

O exame de TGO é feito para analisar os níveis de TGO presentes no sangue. Geralmente, os níveis de TGO descobertos no exame de TGO devem estar baixos; quando elevados, podem ser um sinal de que um desses órgãos está lesionado ou danificado de alguma forma. Este exame não necessita de agendamento.

O TGO pode ser definido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). Por sua vez, o TGP é chamado de transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase). Conforme dissemos, ambas são enzimas que podem ser dosadas no sangue, mostrando como anda o funcionamento do fígado.

Diante disso, confira 4 dicas para ajudar a reduzir o acúmulo de gordura no fígado:

  1. Realize uma dieta hipocalórica: ...
  2. Reduza a ingestão de carboidratos: ...
  3. Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas: ...
  4. Pratique exercícios físicos frequentemente:

O exame de TGO e TGP é indicado para avaliar o funcionamento do fígado e/ ou para investigar a presença de alguma alteração nesse órgão quando existem sintomas como dor ou inchaço abdominal, pele e/ou olhos amarelados, náusea, vômito, cansaço excessivo, mal-estar geral, febre, perda do apetite, emagrecimento sem causa ...