O que acontece quando o pulmão parou de funcionar?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Um desequilíbrio nesse processo pode gerar sintomas como falta de ar, cansaço e cor azulada nos dedos. O oxigênio chega até os pulmões pela inspiração. Em seguida, o sangue oxigenado viaja até o lado esquerdo do coração, responsável por bombeá-lo para o resto do corpo.

"Assim como há quem viva só com um um rim, é possível viver com só um pulmão. Não é incomum isso acontecer." A retirada completa de um pulmão pode ter consequências a longo prazo, como deformação do tórax, ressalta o pneumologista Junior.

Das 10 doenças que atualmente mais matam no mundo, segundo os últimos dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), quatro são do aparelho respiratório: bronquite ou pneumonia, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que inclui enfizema e bronquite crônica), câncer de pulmão e tuberculose.

Após o diagnóstico, a expectativa de vida do paciente varia bastante de acordo com a gravidade do acometimento. A maioria das pessoas vive mais de 10 anos, entretanto nos casos graves a expectativa pode ser menor que 5 anos.

Nossos pulmões são basicamente órgãos autolimpantes, mas há certas coisas que você pode fazer para ajudá-los a funcionar em um nível ideal.
...
Os exercícios aeróbicos incluem:

  1. Andar.
  2. Correr.
  3. Pedalar, ao ar livre ou em uma bicicleta ergométrica.
  4. Dançar.
  5. Lutar boxe.
  6. Jogar tênis.

De uma a duas semanas depois de parar com o cigarro, o pulmão irritado já consegue diminuir o número de células produtoras de muco, desbloqueando a passagem de ar e regulando a quantidade de saliva produzida, por exemplo.

Após nove meses, os pulmões já estão parcialmente regenerados. Ao ficar dez anos sem cigarro, o ex-fumante tem metade das chances de desenvolver câncer de pulmão, em comparação com alguém que segue com o vício.

Essas toxinas que destroem os pequenos sacos de ar no pulmão, chamados alvéolos, que incham quando transportam oxigênio do ar para os pulmões e encolhem para forçar o dióxido de carbono para fora. Como resultado, os pulmões perdem sua elasticidade e exalar fica difícil.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Uma das mais graves enfermidades causadas em função do tabagismo é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida como DPOC. Quem desenvolve essa condição perde a função pulmonar de maneira irreversível, em razão da destruição dos alvéolos.

Quando o paciente tem mais de 50% do pulmão comprometido, ele passa a correr risco de morte. O pulmão é um órgão capaz de se regenerar, mas dependendo da gravidade da infecção, é possível que haja sequelas como se fossem cicatrizes.

Pulmões (retirados do doador antes da parada cardíaca e mantidos fora do corpo por no máximo seis horas); Rins (retirados do doador até 30 minutos após a parada cardíaca e mantidos fora do corpo até 48 horas);

O edema pulmonar é uma situação de emergência, quando há acúmulo de líquido dentro dos pulmões. Essa situação diminui as trocas de gasosas do pulmão, causando dificuldade de respiração e sensação de afogamento. A condição também é chamada de edema agudo do pulmão ou simplesmente “água no pulmão”.

Câncer de pulmão: é a neoplasia letal mais comum no mundo. Em 2018, foram registrados cerca de 2,09 milhões de casos e 1,76 milhão de mortes, segundo dados da OMS. Tuberculose: doença infecciosa transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, que afeta principalmente os pulmões.

As enfermidades mais graves são a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (3º lugar), as infecções respiratórias (4º), câncer de pulmão (5º), acidentes de trânsito ligados à apneia do sono (8º) e tuberculose (10º). Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – Caracteriza-se por retardar o fluxo do ar através das vias aéreas.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Quais os sintomas de problemas no pulmão?

  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.