O que acontece quando a transportadora não consegue entregar o pedido?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Se a transportadora não conseguir entregar a carga você terá 3 opções. Retirada da carga na transportadora: O destinatário poderá retirar a carga no depósito da transportadora. Neste caso não será cobrado nenhum valor adicional. Reentrega: Solicitar para a transportadora efetuar mais uma tentativa de entrega.

Os Correios e as transportadoras geralmente fazem até três tentativas de entrega. Se ninguém estava no local para receber, fique atento que uma nova tentativa poderá acontecer em breve. Nesse caso, recomendamos fazer o acompanhamento do seu pedido.

Entre em contato com o vendedor
Informe a ocorrência para que ele procure a empresa responsável pelo envio e solicite informações, assim como o comprovante de entrega. Desse modo, o vendedor poderá entender o que aconteceu para tomar as medidas cabíveis.

Algumas transportadoras disponibilizam a possibilidade de retirar seu pedido em seus centros de distribuição. Caso opte por retirar seu pedido na filial mais próxima, verifique antes qual a transportadora que fará a sua entrega e se ela oferece esse serviço.

Entre as situações que podem ser observadas, estão: danos à mercadoria durante manuseio; excesso de carga que resulta em tombamento do veículo; e. acidentes decorrentes da falta de experiência na direção.

O prazo de entrega da transportadora varia conforme a distância entre o ponto de envio e de destino da encomenda. Se a região for próxima, o produto poderá ser entregue no mesmo dia ou no dia seguinte. No entanto, quando se tratar de distâncias mais longas, provavelmente o item chegará em 4 ou 5 dias úteis.

Se o seu pedido está como "destinatário ausente" significa que na tentativa de entrega pela transportadora, não teve ninguém para receber este pacote. Neste caso sugerimos que você entre em contato com o seu cliente e informe que haverá uma nova tentativa de entrega e é fundamental ter uma pessoa para recebê-la.

Caso não haja ninguém no endereço, será efetuada mais uma tentativa de entrega. Se houver uma nova tentativa de entrega, e novamente não tiver ninguém no endereço, a transportadora devolve o pedido para a loja e nos cobra o valor do frete.

Como saber em qual agência dos Correios está a encomenda
Para saber onde está a encomenda, basta apenas que você faça o rastreamento dela através do código de envio no app dos Correios ou em outras plataformas de sua preferência. Confira abaixo como fazer isso!

Caso você queira ter certeza que a transportadora está encarregada de enviar a encomenda, basta consultar o código no site da empresa ou em alguma ferramenta de rastreio.

O que fazer? Orientamos o cliente a contatar o remetente para verificar se o código está correto, inclusive as letras, e se o objeto já foi realmente postado. Caso positivo, o remetente deve registrar uma reclamação para verificar o ocorrido.

Conforme preceitua o artigo 734 do Código Civil Brasileiro: “O transportador responde pelos danos causados às pessoas transportadas e suas bagagens, salvo motivo de força maior, sendo nula qualquer cláusula excludente da responsabilidade.”

Reclamar contra serviço ou produto de empresas privadas - Consumidor.gov.br

  1. Cadastrar-se no Consumidor.gov.br. Acesse o site. Aplicativo móvel : Google Store - Android. ...
  2. Registrar a reclamação. Acesse o site. Aplicativo móvel : Google Store - Android. ...
  3. Avaliar o atendimento. Acesse o site. Aplicativo móvel :

A responsabilidade pela entrega de um produto ao seu destino na relação loja – cliente é da loja que vendeu. A empresa deve garantir que o produto chegue até o consumidor sem avarias e dentro do prazo. Esta responsabilidade independe de problemas enfrentados com a transportadora.

O serviço é totalmente gratuito. “A partir de agora, todos os clientes dos Correios têm a opção de retirar suas encomendas em qualquer uma de nossas agências, apenas fornecendo o endereço e CEP (Clique e Retire) da agência mais conveniente para retirar seu SEDEX ou PAC.

Para fazer a retirada, o destinatário deve apresentar um documento de identificação com foto. Para aqueles que mudam de endereço, que passam o dia fora ou que moram em prédios sem porteiro e não têm como receber suas encomendas, os Correios têm muitas outras conveniências.