O que acontece quando o papel e amassado?

Perguntado por: aalvim7 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Amassar o papel não o impedirá de ser reciclado, no entanto, as fibras que o compõe perdem a resistência mais facilmente. Já o papel rasgado / triturado, além de ocupar menos espaço, facilita o transporte e mantém a maioria de suas fibras intactas, facilitando o processo de reciclagem.

Muitas pessoas que conheço já ouviram falar na metáfora do papel amassado. É aquela historinha que fala para você pegar uma folha de papel, amassa-la e depois tentar fazer com que ela retorne ao mesmo estado de antes. Ela ficará com marcas, não importa o quanto você tente.

A Professora Patrícia trabalhou a dinâmica PAPEL AMASSADO no retorno às aulas, a qual tem por objetivo principal ensinar a pensar antes de agir e de falar, para não magoar as pessoas. A aluna Giovana C. S. (8), disse que a dinâmica é boa para ensinar as pessoas como devem agir no dia-a-dia.

Quando a gente não tem uma mudança na composição do material, nós vamos ter um fenômeno físico, que é o caso do papel sendo amassado. Por outro lado, quando a composição do material se altera, nós vamos ter um fenômeno químico, que é o caso do papel queimando.

Sendo assim, uma reação química ocorre quando duas ou mais substâncias entram em contato, gerando ligações químicas, que resultam em uma nova substância. Para que ela ocorre, os reagentes presentes nas reações químicas devem ter afinidade química para reagirem.

Utilize a embalagem original para armazenar o restante do papel que não será utilizado naquele momento. Outro ponto importante é manter as folhas de papel sempre em um local seco, arejado e protegido do sol, que oxida as fibras de celulose, causando manchas amareladas.

O papel está saindo da impressora amassado porque a impressora é constituída por um tubo metálico envolvido por uma borracha de silicone e, ao longo do tempo, essa borracha tende a enrijecer ou estufar, ocasionando pressão desigual provocando o amassamento de papel em forma de vincos.

Mas o objetivo é o desenvolver de sua curiosidade, o aprimorar e adquirir novas habilidades, trabalhando a coordenação motora fina e grossa, além do raciocínio e o movimento de pinça, ou a preensão manual dos objetos.

Ligue o secador em potência mínima e vá vagarosamente secando a folha, tomando cuidado para não exagerar e acabar deixando-a ressacada e quebradiça. Assim que a folha estiver seca, espere até que esteja em temperatura ambiente para tocá-la, já que o calor deixa o papel suscetível a novos amassados.

Coloca objectos pesados sobre o papel para exercer pressão e esticar o papel. Uma boa opção é colocar livros nos cantos da folha durante um par de horas. É também aconselhável colocar uma bandeja de plástico cheia de água sobre o papel.

Cada participante deve receber uma dessas partes. Instruções: Em seguida, o instrutor deve pedir que todos os membros olhem bem para aquela folha e depois a amassem e formem uma bolinha. Em seguida, peça que todas as pessoas tentem desamassar o papel e deixá-lo igual ao que estava antes.

Dinâmica de grupo é toda atividade que se desenvolve com um grupo e tem por objetivo integrar, desinibir, divertir, refletir, aprender, apresentar e promover o conhecimento entre as pessoas.

A dinâmica da apresentação tem o objetivo de observar as características que cada indivíduo mostra ao se posicionar para o grupo. Ela pode ser realizada de várias formas.

Do ponto de vista físico, a dinâmica tem relação com movimento. Podemos usar essa mesma base para entender a aplicação dela como ferramenta. Quando realizada em grupo, a dinâmica tem a intenção de incitar uma ação conjunta dos participantes.

Já um fenômeno químico é aquele em que a substância sofre uma mudança e devido a isso sofre alteração da sua composição química, isto é, ocorre a formação de uma ou mais novas substâncias. Por exemplo, um prego de ferro enferrujando, temos o ferro sofrendo oxidação e formando ferrugem (óxido de ferro, Fe2O3).

Quando alteramos o tamanho ou a forma do material ele sofre uma mudança, mas não pode ser transformado em outro. Olhando microscopicamente, percebemos que os átomos, íons ou moléculas passam por uma agitação ou reordenação, mas eles não são alterados.

Na queima de papel, por exemplo, ocorre uma reação química entre a celulose - que constitui o papel - e o oxigênio presente no ar, transformando a celulose em carvão e fumaça - constituída principalmente de vapor d'água e gás carbônico.