O que acontece quando o país coloca muito dinheiro em circulação?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Com mais dinheiro em circulação, a população passaria a consumir mais do que o mercado consegue produzir. O efeito disso seria o aumento da inflação e isso contribuiria para um desequilíbrio da economia.

Mas por que, em vez de cortar despesas ou aumentar impostos, duas soluções clássicas e doloridas, o Banco Central não aproveita e simplesmente passa a imprimir dinheiro para pagar suas dívidas e aquecer a economia? O principal motivo para evitar essa saída, que parece tão simples, é a inflação.

Quando o governo emite moeda uma quantidade maior desse ativo entra em circulação. Isto faz com que a população acredite que tem um poder aquisitivo maior, o que faz com que as pessoas demandem mais bens e serviços.

Inflação e dívida disparariam com impressão de dinheiro
“Imprimir mais dinheiro não é uma opção de política pública, é uma falta de opção”, disse o economista Josué Pellegrini, analista do IFI (Instituto Fiscal Independente), centro de pesquisas em contas públicas do Senado Federal.

Então, para controlar a inflação, o governo precisa reduzir a necessidade de se financiar com emissão de moeda. Para isso, precisa ajustar suas finanças, cortando gastos e/ou aumentando impostos, num processo permanente.

Quais empresas ganham com a alta da inflação
Outras companhias que podem ter uma certa vantagem do aumento de preços, na visão do head, são as concessionárias em rodovias, como CCR (CCRO3) e EcoRodovias (ECOR3), que também conseguem repassar a inflação em seu preço final.

A inflação faz com que a moeda perca valor (poder de compra) mais rapidamente, o que leva as pessoas a diminuírem a demanda por moeda. Na medida em que a inflação se reduz e a moeda não se desvaloriza com a velocidade anterior, a demanda por moeda, inversamente, aumenta.

De uma forma bem resumida, tanto os preços dos bens quanto dos serviços são definidos pela quantidade de dinheiro que se tem em circulação. Quando temos grande oferta de moeda e a oferta de bens e serviços não cresce na mesma medida, aumentando assim o seu preço, isso gera inflação.

O dinheiro que circula na economia, também conhecido como papel-moeda, é fabricado na Casa da Moeda do Brasil (CMB). A Casa da Moeda tem diversas atribuições que vão além de fabricar papel-moeda, por isso é válido conhecer suas atribuições e a dinâmica da macroeconomia.

O caso mais emblemático é o do Zimbábue. O país perdeu sua moeda por ter passado por uma das maiores inflações da história. No final de 2008, os preços na moeda local, o dólar zimbabueano (Z$), dobravam todos os dias. Por quê?

O principal argumento do BC é que essa ampliação da base monetária traria o risco de uma inflação maior. Segundo Silber, no entanto, a atividade econômica está em um nível tão baixo que não há esse risco.

É o Banco Central quem tem essa competência no Brasil. É a disponibilidade de moeda em sentido amplo, ou seja dinheiro vivo, moeda depositada nos bancos, entre outras. O BC regula a liquidez por meio de instrumentos como a taxa básica de juros (Selic) e os compulsórios.

Instituição financeira governamental que funciona como o função assegurar a estabilidade da moeda e o controle de crédito de um país, além de emitir papel-moeda e fiscalizar os demais bancos.

A função de meio de circulação pressupõe o dinheiro como medida dos valores, pois, na troca, as mercadorias já entram na circulação com preços e o dinheiro com valor. Ambas as funções (medida dos valores e meio de circula- ção) transformam o dinheiro em moeda.

A Receita Federal subiu de 10 mil reais para 10 mil dólares (ou equivalente em outra moeda) o limite para uma pessoa sair do Brasil com dinheiro em espécie, sem a necessidade de avisar o Fisco. Esse valor corresponde a pouco mais de R$ 50 mil no câmbio do dia 25 de janeiro de 2023.

Qualquer valor pode sair do Brasil, porém, acima de US$ 10 mil (ou o equivalente em outra moeda), você terá que emitir a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV). Caso contrário, o valor excedente poderá ser apreendido, além do risco de pagamento de multas. Quanto é permitido levar em dinheiro para a Europa?

O Projeto de Lei 4068/20 determina a extinção do papel-moeda no País. Pelo texto em tramitação na Câmara dos Deputados, todas as transações financeiras ocorrerão apenas em meio digital. Será permitida a posse de cédulas para fins de registro histórico.