O que acontece quando o ovo estoura no cozimento?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Além de desperdiçar o alimento, esse tipo de situação pode ser bem perigosa. Quando o ovo cozido explode, ele se parte em pedaços bem pequenos e quentes que podem causar queimaduras sérias quando entram em contato com a pele.

Ver se o ovo está estragado depois de cozido

  1. Se o seu ovo cozido for fresco, a gema ficará bem centradinha na clara.
  2. Caso o ovo seja antigo, a gema ficará na lateral da clara.

Uma das causas mais comuns que levam o ovo a ter sua casca rompida é a diferença de temperatura. Ou seja, tirar o ovo da geladeira e colocá-lo diretamente na água quente pode fazer com que a casca se rompa ou rache.

O nome do perigo é salmonelose, doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella, que infectam cerca de 1% dos ovos de galinha.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Como fazer: antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou um recipiente fundo com água. O que observar? Se o ovo estiver bom, vai afundar. Se boiar, o alimento possivelmente está estragado.

Para gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos. Para a gema cremosa, 7 minutos. Para o ovo mollet (clara cozida firme e gema mais líquida), 6 minutos. Para o ovo quente (clara cozida macia e gema bem mole), 4 minutos.

Como você viu, o vinagre desempenha um papel de amolecer a casca de ovo, impedindo que ela se quebre durante o cozimento. Consequentemente, isso até pode facilitar um pouco na hora de remover a parte externa.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Se a gema estiver plana e quebrar com facilidade, o ovo está velho. Se a gema se move com facilidade, isso significa que a calaza (o filamento da clara que segura a gema no lugar) enfraqueceu e que o ovo está envelhecendo. Cheque a cor da clara. Uma clara grossa e cinzenta indica que o ovo está bastante fresco.

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas podem demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias.

Vamos a explicação: Furar o ovo faz com que o ar contido dentro dele, seja expulso durante a cocção, fazendo com que a casca não rache. O ovo é um produto poroso, por isso cozinhar ele na água com sal faz com que o ovo absorva por osmose essa solução o que torna a casca mais firme, facilitando o descasque.

Depois de quebrados é possível guardar por dois dias na geladeira. As claras, se separadas das gemas, duram mais, podem ser guardadas por até uma semana.

O alimento pode explodir se for aquecido no micro-ondas após ter sido cozido.

Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.

Entretanto, o interior e a casca dos ovos podem ser contaminados por diferentes sorovares de Salmonella spp. antes da postura, como resultado da infecção dos órgãos reprodutores da galinha, recebendo a denominação de via de transmissão vertical ou transovariana, ou contaminação primária.

O ovo é um alimento especial, riquíssimo em nutrientes essenciais para a saúde, versátil e seguro. A maioria dos ovos não é contaminada por Salmonella spp. ou outros microrganismos, mas seu alto consumo, por vezes associado ao cozimento insuficiente, tornaram este alimento uma recorrente preocupação de saúde pública.

As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 5°C e 46°C e têm uma temperatura ótima de crescimento em torno de 38°C, são extremamente resistentes ao Page 2 2 resfriamento e congelamentomas, no entanto, são destruídas quando submetidas a um tratamento térmico acimade 70°C, temperaturas obtidas ...

Os ovos podem ser infectados de dois modos: pelas excretas contaminadas – pois a salmonela coloniza o ceco e depois contamina a casca, que é porosa; ou por contaminação interna do ovo, uma vez que a salmonela pode ir do intestino para os ovários (transmissão transovariana), contaminando a gema”.