O que acontece quando o MP recebe o inquérito policial?
Após receber o inquérito policial, o promotor de justiça poderá: (a) oferecer a denúncia; (b) pedir o arquivamento; (c) solicitar diligências; ou (d) realizar diligências. Note que a ação penal pública só terá início com o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público no prazo legal, conforme disposição do art.
Quanto tempo demora para um inquérito vira processo?
O inquérito policial será concluído no prazo de 30 (trinta) dias, se o indiciado estiver preso, e de 90 (noventa) dias, quando solto. Parágrafo único. Os prazos a que se refere este artigo podem ser duplicados pelo juiz, ouvido o Ministério Público, mediante pedido justificado da autoridade de polícia judiciária.
Qual é o papel do Ministério Público na fase de investigação?
O Ministério Público pode e deve realizar atos investigatórios a fim de descobrir a verdade real. Tanto é assim que na esfera civil o Órgão Ministerial tem atribuição para instaurar Inquérito Civil. Se assim não fosse, o Código de Processo Penal não teria atribuído a dispensabilidade ao inquérito policial.
O que o promotor pode fazer ao receber o inquérito relatado?
Recebido o inquérito, a Justiça dá prazo de cinco dias para o Ministério Público (MP) se manifestar. Caberá ao órgão analisar o caso e as provas apresentadas. A partir disso, há três caminhos: denunciar os indiciados (formalizar a acusação), pedir mais investigações à Polícia Civil ou arquivar o caso.
O que acontece após a denúncia do MP?
Oferecida a denúncia, os autos serão conclusos ao Juiz para análise. Nessa fase, o Magistrado poderá receber, rejeitar, ou até mesmo determinar diligências.
Quem finaliza o inquérito policial?
Relatório do Inquérito Policial
Nos termos do art. 10, §1º do CPP, o inquérito policial deverá ser finalizado por meio de um relatório produzido pela autoridade policial, nele constando minuciosas informações sobre todo o desenrolar do inquérito, cujo destinatário é a autoridade judiciária.
O que anula o inquérito policial?
As provas obtidas no inquérito policial podem conter vícios que levam à contaminação da ação penal, o que faz da nulidade uma medida aplicável aos atos processuais viciados, que, de acordo com Mirabete (2001, p.
Quais são as fases do inquérito policial?
Instauração e atos iniciais, instrução, indiciamento, indiciado menor (menor de 21 e maior de 18 anos), incomunicabilidade, deveres da autoridade policial, encerramento, arquivamento.
O que acontece com uma pessoa que foi indiciada?
Após isto, o indiciado é extinto de punibilidade ou réu/ré”. Quando uma pessoa se torna ré? Os próximos passos são a denúncia feita pelo Ministério Público, bem como o aceite do Judiciário sobre o caso. Portanto, o cidadão em questão passa para a condição de réu e responderá o processo.
Quanto tempo dura uma investigação do Ministério Público?
b) estabelece prazo de 90 dias para conclusão da investigação de qualquer crime e sem controle judicial (divergindo da legislação pátria);
O que vem após o indiciamento?
Quando o Judiciário aceita a denúncia formulada pelo Ministério Público, o denunciado passa à condição de réu e começa a responder a processo judicial. Nessa nova fase, ele tem salvaguardadas todas as garantias de quem é acusado e processado por um suposto crime, principalmente o direito de defesa.
O que acontece quando um caso vai para o Ministério Público?
O Promotor de Justiça inicia a ação penal pública junto ao Juiz, no fórum da comarca, por meio de uma peça processual chamada denúncia. Se o Juiz aceitar a denúncia, inicia-se o processo para a coleta das provas. Ao final, o Juiz decide se o réu é inocente ou culpado.
Porque um processo criminal vai para o Ministério Público?
Para que o sistema acusatório pudesse ser instaurado, garantindo a imparcialidade do julgador, criou-se um órgão público, devidamente equipado e preparado para exercer a titularidade da ação penal. Desta forma, para que tenhamos um juiz como terceiro imparcial, necessitamos de duas partes, a acusação e a defesa.
Quando um processo criminal vai para o Ministério Público?
Inegavelmente, o oferecimento de denúncia criminal, a participação na instrução judicial, a produção de provas, as alegações e apresentação de recursos e suas respostas são privativas do Ministério Público. Nenhuma outra instituição estatal pode assumir quaisquer dessas atividades.
Quando o MP pode arquivar inquérito?
O arquivamento comum do Inquérito Policial ocorre quando existem parcos indícios e materialidade e autoria. Em outras palavras, não há justa causa para oferecimento da denúncia. Neste caso pode o…
Quem manda arquivar o inquérito?
1- ARQUIVAMENTO O arquivamento do inquérito policial somente se dará por decisão da autoridade judiciária. É ato do juiz, que determinará o arquivamento de forma motivada somente se houver pedido do…
Quem pode falar com o Promotor?
Todo cidadão tem direito a ser recebido, pessoalmente, pelo Promotor de Justiça. Então, se você quiser conversar com o Promotor, basta ir até a Promotoria e agendar um horário de atendimento.