O que acontece quando o mecanismo da epiglote falha?

Perguntado por: rzanette . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 16 votos

Quando a epiglote falha, o alimento atrapalha a passagem de ar, desencadeando o engasgo.

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória. A epiglote se estende da laringe em direção à faringe.

A epiglotite é uma infecção da supraglote que pode causar comprometimento das vias aéreas devido a inflamação e inchaço. Ela é uma emergência das vias aéreas, especialmente em crianças, que requer medidas de precaução.

Todo mundo já teve a sensação de o alimento “entrar pelo lugar errado”. Quando a comida/bebida entra na traqueia ao invés do esôfago, acontece a broncoaspiração.

Ao engolirmos um alimento, a epiglote é pressionada contra a laringe (veja figura acima). Isso faz com que a traqueia seja tampada, impedindo o alimento de entrar nessa região.

Resposta. C Ela atua na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas da dieta ao passarem pelo intestino.

O termo disfagia caracteriza dificuldade de progressão do alimento, ou mesmo da saliva, no seu trajeto natural entre a boca e o estômago. Pode ser decorrente de alguma forma de obstrução ao trânsito alimentar, ou de distúrbios funcionais de órgãos e sistemas envolvidos na deglutição.

O tratamento é feito pela proteção das vias respiratórias e uso de antibióticos. A epiglotite costumava afetar principalmente crianças e geralmente era causada pelo Haemophilus influenzae tipo B. Agora, por conta da vacinação generalizada, foi quase erradicada em crianças (mais casos ocorrem em adultos).

para os pulmões e segue seu trajeto normalmente), quando a comida chega ao esôfago, a epiglote levanta, possibilitando a respiração pulmonar.

Na ingestão alimentos, quando o bolo alimentar chega à faringe, a laringe movimenta-se inclinando a epiglote, o que impede a passagem de alimento para a traqueia. Nesse momento, o esfíncter relaxa e permite que o alimento passe para o esôfago.

Durante a deglutição, a epiglote bloqueia a entrada da laringe, fazendo com que o alimento seja encaminhada para o esôfago, enquanto, durante a respiração, a epiglote se abre e permite a passagem do ar pela laringe.

A epiglote desenvolve-se a partir do quarto arco faríngeo. Torna-se visível durante o desenvolvimento às 5 semanas de gestação. A epiglote é um retalho de fibrocartilagem em forma de folha, coberto por mucosa na sua face lingual, e tem como função proteger a abertura laríngea na deglutição.

Sintomas da epiglotite

  1. Dor de garganta intensa.
  2. Dificuldade em engolir.
  3. Dor na deglutição.
  4. Febre.
  5. Sialorreia (a pessoa baba)
  6. Voz abafada.

Entre os problemas que podem causar a sensação de garganta fechada, a médica destaca um: “Isso pode ser causado por amigdalites e suas complicações, como o abscesso periamigdaliano”.

O tratamento mais comum em casos de edema de glote é a administração de adrenalina, um hormônio neurotransmissor capaz de induzir a contração dos vasos sanguíneos e, consequentemente, diminuir o inchaço. A maioria dos casos tem rápida melhora com os primeiros cuidados.

O que causa epiglotite? A epiglotite acontece quando a epiglote é infectada por bactérias. A infecção faz com que a epiglote inche. Isto pode fechar as vias aéreas de modo que você não consiga respirar.

Os sintomas da pneumonia por aspiração

  • Dor no peito.
  • Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  • Tosse com sangue ou pus.
  • Falta de ar.
  • Respiração ofegante.
  • Febre.
  • Fadiga.
  • Confusão mental.

O principal sintoma de DRGE no sistema respiratório é a tosse ou pigarro persistente. Também podem ocorrer falta de ar, chiado no peito e expectoração de acordo com o tipo de complicação pulmonar que a DRGE provocar. Sintoma relativamente comum é o despertar durante o noite como se estivesse sufocado ou asfixiado.

O que causa a dificuldade para engolir
Ela pode ocorrer por uma fraqueza dos músculos do esôfago, pela obstrução do canal digestivo ocasionada por tumores ou pequenas lesões esofágicas, pelo uso de medicamentos e até por doenças neurológicas.

Quando líquidos e alimentos descem pelo sistema respiratório, motivados pelo fechamento de uma válvula chamada epiglote, e impedem a passagem do ar, ocorre o engasgo. Em último caso, esse problema pode causar sufocamento, pneumonia e até a morte.