O que acontece quando o idoso Broncoaspirar?

Perguntado por: dbarros4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Isso porque a broncoaspiração em idosos pode causar pneumonia por aspiração. A pneumonia, por sua vez, é uma doença muito perigosa, principalmente na terceira idade. Dados do Ministério da Saúde apontam que a doença é uma das principais causadores de mortes entre os idosos.

O que fazer em caso de broncoaspiração em idosos
Como a broncoaspiração é paulatina (lenta), e não sendo o caso de um engasto agudo (que pode gerar asfixia imediata), o melhor a fazer é procurar um médico logo que possível.

A aspiração também deve ser considerada quando ocorre o primeiro quadro súbito de chiado no peito em crianças sem casos de alergia na família. “Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho.

A ocorrência de aspiração pode desencadear uma série de sinais clínicos, incluindo a taquipnéia em repouso, sibilos bilaterais na ausculta pulmonar e redução da oxigenação arterial.

Os fatores de risco encontrados foram a aspiração, sialorreia, disfagia, refluxo gastroesofágico, grau V do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa, penetração, sintomas respiratórios durante as refeições, sintomas respiratórios frequentes, ronco noturno e convulsão.

Resíduo de comida preso no pulmão pode causar pneumonia ou bronquite.

Aspiração silente define-se pela entrada de material gástrico ou orofaríngeo abaixo das pregas vocais com ausência de tosse, engasgos ou qualquer sinal que demonstre a ocorrência da aspiração 7. Marik PE.

O diagnóstico da broncoaspiração não é difícil. A doença está presente, normalmente, no idoso que: engasga, tosse muito depois que se alimenta, fica com o pulmão cheio de catarro depois de tomar um copo de água ou começa a ter pneumonia de repetição.

Alguns dos sintomas que podem estar associados à pneumonia por aspiração são:

  1. Dor no peito.
  2. Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  3. Tosse com sangue ou pus.
  4. Falta de ar.
  5. Respiração ofegante.
  6. Febre.
  7. Fadiga.
  8. Confusão mental.

Como realizar? Em primeiro lugar, sente-se com coluna ereta e inspire com força, mas sem exageros. Após, deve-se contrair os músculos do abdômen, para soprar o ar fortemente, e colocá-lo para fora em 3 expirações (ou seja, em 3 fases), enquanto realiza os sons (“coff, coff, coff”), como se simulasse uma tosse.

Depois de passar por inúmeros especialistas, uma pediatra resolveu solicitar um exame de broncoscopia – um tipo de endoscopia respiratória que permite, através de um aparelho com fibras óticas, a visualização interna do sistema respiratório, desde a laringe até os brônquios.

Os sintomas clínicos para a broncoaspiração são: tosse, dispnéia, voz molhada, engasgos ao se alimentar e podem estar acompanhados de sinais indicativos de disfagia orofaríngea, como: distúrbio de mastigação, dificuldade de deglutição, escape oral e nasal, sialorréia, recusa alimentar ou a diminuição da dieta por via ...

A broncoscopia é feita através da introdução na boca ou no nariz de um tubo, designado broncoscópio que possui na sua extremidade uma câmara de vídeo e uma fonte de luz fria. Como a broncoscopia é um procedimento que usa vídeo é, muitas vezes, referida também como videobroncoscopia.

A pneumonia por aspiração é decorrente da inalação de conteúdo orofaríngeo nas vias aéreas inferiores, conduzindo a lesão pulmonar e a infecção bacteriana. Ela ocorre comumente em pacientes com estado mental alterado que apresentam diminuição no reflexo de gag ou de deglutição.

Com pessoas que têm um tubo no pescoço que leva à traqueia (traqueostomia) ou um tubo no nariz ou boca que leva à traqueia (tubo endotraqueal), o tubo de sucção pode ser inserido diretamente no tubo que conduz à traqueia.

O tratamento da pneumonia aspirativa requer antibióticos. Muitos antibióticos, incluindo clindamicina, amoxicilina/clavulanato, ampicilina/sulbactam e imipeném, podem ser utilizados.

Nos pacientes internados o risco de morte é de 5-10% naqueles tratados em enfermarias, de 25% nos pacientes que necessitam ventilação mecânica, e de 50% naqueles que apresentam choque com necessidade de medicamentos vasopressores.

Sepse é uma resposta inadequada do nosso organismo à presença de uma infecção que está em um determinado lugar (pulmões, rins, abdômen etc.) e que “ataca” os nossos próprios órgãos e tecidos, levando a um mau funcionamento desses órgãos. Ou seja, a sepse é uma resposta inadequada à presença da infecção.