O que acontece quando o freio ABS não funciona?

Perguntado por: spaiva7 . Última atualização: 21 de maio de 2023
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A principal diferença entre os dois tipos de freio é quanto ao bombeamento do fluido das pastilhas. Enquanto no freio ABS, o sistema para aos poucos, no freio normal, o carro trava as rodas por completo, o que pode causar acidentes.

Sim, você pode dirigir.
A luz do ABS acesa no painel significa que existe um problema com o sistema que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca, e não um defeito com o conjunto de freios do carro. No entanto, não deixe de ir o quanto antes a uma oficina de confiança para averiguar a situação.

Especialistas em freios, por sua vez, orientam que o condutor faça a substituição da pastilha entre 30.000 e 40.000 km rodados. Depois desse período, o desgaste nas frenagens se torna inevitável. Consequentemente, o material de fricção é reduzido até que o nível de segurança esteja no mínimo.

VIDA ÚTIL: indefinido. Sistema de freio ABS: é um mecanismo de segurança que evita que as rodas travem em uma direção quando o freio é acionado, fazendo com que o veículo mantenha a tração em contato com o solo e não derrape ou capote. VIDA ÚTIL: indefinido.

O fluído de freio, possui vida útil, tanto em sistemas convencionais, como também quando há o recurso de antitravamento (ABS). A periodicidade de troca é indicada no manual do proprietário, porém também pode-se utilizar como base o período de 2 anos.

O aumento na segurança, entretanto, tem um custo que reflete no bolso e preocupa o consumidor de São Carlos (SP). Atualmente, o equipamento é opcional e custa de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil.

A manutenção do sistema ABS não é nenhum bicho de sete cabeças, sendo parecido com a manutenção dos carros com freios convencionais. Aliás, o antitravamento é apenas um complemento do sistema de freios do carro, sendo assim, se o ABS der problema, a frenagem funciona normalmente, apenas não conta com o auxílio do ABS.

A frequência desse sinal é determinada pela rotação da roda fônica (velocidade da roda do veículo). Os sensores ABS, geralmente estão localizados na manga de eixo do veículo (rodas dianteiras) e no eixo (rodas traseiras).

Mas afinal, o que isso significa? Quando a luz do ABS está acesa no painel, há um problema no sistema (do próprio ABS) que está atrapalhando o travamento das rodas em frenagens bruscas. Então, ao contrário do que muitos motoristas pensam, o problema não está diretamente acontecendo no conjunto de freios do veículo.

Luz amarela ou laranja
Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

Luz acessa no painel, em geral, não é bom sinal. No entanto, há algumas variações, principalmente na questão de cores e esse é um belo exemplo do significado das luzes do painel. Luz vermelha acessa no painel significa emergência, já luz amarela acessa significa alguma advertência.

O custo da troca da pastilha fica entre R$ 50 e R$ 200, mas, geralmente, esse não será o valor cobrado.

O sistema de freios do tipo ABS (Antilock Brake System – Sistema de freio antibloqueio) é mais eficiente que os freios convencionais, a tambor ou a disco, pois não travam as rodas, o que evita o deslizamento dos pneus sobre o asfalto.

Ruídos metálicos: um modo bem simples de descobrir o desgaste da pastilha de freio, é quando as rodas dianteiras passam a fazer um ruído metálico. Isso acontece porque as pastilhas têm um indicador de desgaste que ao tocar no disco, emite um ruído metálico.