O que acontece quando o filho não quer cuidar dos pais?

Perguntado por: emenezes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Bom dia, as opções nesse caso, são a interdição, a curatela ou a tutela, dependendo das condições físicas e psicológicas da pessoa, nenhum, porém iria obrigar os filhos ou filhas a cuidar do pai.

Quem deve cuidar do idoso na família é aquele preparado para assumir as responsabilidades com respeito, amor e interesse pela pessoa assistida, com capacidade para não se descuidar de si próprio.

O abandono afetivo é um conceito novo que é atribuído a ausência de afeto dos pais e filhos, e estes buscam por intermédio do Poder Judiciário a reparação desta lacuna de afetividade existente em sua vidas.

Bom dia, as opções nesse caso, são a interdição, a curatela ou a tutela, dependendo das condições físicas e psicológicas da pessoa, nenhum, porém iria obrigar os filhos ou filhas a cuidar do pai.

O abandono de idosos pode ser definido como uma forma de negligência, em que uma pessoa idosa é deixada sem cuidados adequados e sem a supervisão necessária para garantir sua segurança, saúde e bem-estar.

Quando se caracteriza abandono de incapaz? Conforme prevê o Código Penal Brasileiro, o crime de abandono de incapaz se caracteriza quando uma pessoa que está sob cuidado, guarda, vigilância ou autoridade de terceiros é abandonada e, por qualquer motivo, encontra-se incapaz de se defender de riscos.

Projeto cria auxílio-cuidador para pessoa idosa ou com deficiência que precise de cuidados de terceiros. O Projeto de Lei 3022/20 cria o auxílio-cuidador no valor de um salário mínimo para a pessoa idosa ou com deficiência que necessite de terceiros para realização das atividades de vida diária.

A internação compulsória pode ser requerida por familiares ou pessoas próximas ao paciente, desde que haja um laudo médico que comprove a situação e a real necessidade de internação. Pois é apenas a partir deste laudo que o Juiz da Vara da Família poderá decretar a internação compulsória, ou não.

Para ter esse direito é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 25% do salário mínimo vigente. Nesse caso, assim como no dos aposentados, não se pode dizer que quem cuida de idoso tem direito a algum benefício – eles são todos do próprio familiar na terceira idade.

Sinais que o idoso não pode morar mais sozinho
Mudanças físicas perceptíveis de ganho ou perda de peso sem alteração da rotina; Alimentação desbalanceada, não fresca e sem horários definidos; Odores corporais desagradáveis; Negligência com a aparência (como roupas sujas ou cabelos despenteados);

Uso da força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. Inclusão da pessoa idosa em ato ou jogo sexual, homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

Honrar os pais significa amá-los e respeitá-los. Também significa obedecer a eles. As escrituras dizem aos filhos: “Sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo” (Efésios 6:1).

O abandono afetivo pode ser caracterizado de diversas formas e manifestado a partir da ausência de afeto aos filhos, omissão, discriminação, falta de apoio emocional, psicológico, social, e que possam gerar problemas psicológicos às vítimas.

  1. Disque Direitos Humanos (Disque 100)
  2. Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180)
  3. Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH)
  4. ID Jovem.
  5. Plano de Dados Abertos 2020-2022.
  6. Painel de Dados da ONDH – Tutoriais.

Desde que o afeto foi considerado um valor jurídico o abandono afetivo pode gerar indenização, pois é considerado falta de proteção e cuidado. Portanto, se o cuidado e a proteção para com os pais idosos é um dever e este dever não é observado, se está diante de um ato ilícito.