O que acontece quando o fígado está inflamado?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A inflamação do fígado por qualquer causa se permanecer durante um longo período de tempo causa o que é chamado cientificamente de “cicatrizes”, (cirrose). É normal um fígado cirrótico ficar endurecido e diminuído de tamanho. A cirrose avançada torna o fígado incapaz de funcionar.

Como tratar: O tratamento consiste na suspensão da ingestão de álcool e uso de remédios como o ácido ursodesoxicólico ou fosfatidilcolina, que reduzem a inflamação do fígado e aliviam os sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessário um transplante de fígado.

A hepatite viral aguda é uma inflamação do fígado provocada por infecção por um dos cinco vírus da hepatite. Na maioria das pessoas, a inflamação começa subitamente e dura somente algumas semanas.

SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA. ESTES VALORES INDICAM QUANDO ESTE ÓRGÃO ENCONTRA-SE AFETADO, PORQUE ESTES MARCADORES SÃO MUITO SENSÍVEIS.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Pessoas com problemas de fígado devem evitar:

  • Alimentos gordurosos,
  • Alimentos fritos,
  • Açúcar,
  • Sal,
  • Bebidas alcoólicas,
  • Molhos, condimentos,
  • Creme de leite, leite, queijo, manteiga, margarina e.
  • Embutidos como salsicha, salame, linguiça e mortadela.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ter origem viral. As hepatites A, D e E se manifestam em quadro agudo. As do tipo B e C são crônicas, mas o tratamento atualmente já conta com medicações eficazes. Assim como os vírus, o abuso de álcool e drogas também pode causar o problema.

Ainda assim, quando a doença dá sinais, eles costumam ser: Dor no lado direito do abdômen com irradiação para a região do ombro direito.

Em circunstâncias comuns, o fígado leva cerca de seis meses para voltar ao peso normal depois que parte dele é extraída numa cirurgia, de acordo com avaliações feitas por exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Também foram testadas com sucesso substâncias farmacológicas.

O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos. Por exemplo: hepatites A, B e C, cirrose e as chamadas doenças metabólicas.

Sinais de que você precisa consultar um hepatologista:
Vômitos com sangue; Dor ou desconforto na parte lateral do abdômen; Fezes mais claras; Sangramentos pelo nariz.

O fígado se localiza do lado direito do abdome, e é considerado a maior glândula do organismo.

Laranja. A laranja faz bem ao fígado, pois além de uma ótima fonte de vitamina C, contem flavonoides e carotenoides, propriedades com ação anti-inflamatória, fundamental para reduzir os danos as células que podem se tornar inflamações e gerar doenças no fígado.

O primeiro passo para garantir que seu fígado não fique sobrecarregado é mantendo uma alimentação saudável e evitando o consumo de álcool. Os alimentos que ajudam a manter a saúde do fígado costumam ser frutas e vegetais. Gorduras, alimentos ultraprocessados e frituras em excesso precisam ser eliminadas do dia a dia.

O suco verde, que contém agrião e couve, pode ser tomado duas vezes ao dia. Aminoácidos como a leucina, encontrado nas carnes magras e castanha do Pará, E a cisteína da lentilha, do feijão branco e do grão de bico também fortalecem as enzimas limpadoras e ajudam a regenerar o fígado.

Beber café de qualquer tipo reduz o risco de problemas no fígado, diz estudo. Beber até três ou quatro xícaras de café com cafeína ou descafeinado por dia reduz o risco de desenvolver e morrer de doenças crônicas do fígado, segundo um novo estudo.

Remédios caseiros para o fígado

  • Chá de boldo. O boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso ou fígado inchado, pois possui propriedades que melhoram a secreção da bile, que é produzida pelo fígado, aliviando sintomas como enjoo, dor e desconforto abdominal. ...
  • Infusão de jurubeba. ...
  • Infusão com alcachofra.

Algumas das principais opções incluem:

  1. Repouso. ...
  2. Mudanças nos hábitos de vida. ...
  3. Alterações na dieta. ...
  4. Uso de remédios. ...
  5. Drenagem do líquido abdominal. ...
  6. Cirurgia. ...
  7. Quimioterapia ou radioterapia. ...
  8. Transplante de fígado.

O câncer de fígado geralmente começa como um nódulo isolado ou como nódulos múltiplos no interior do órgão. Nas fases iniciais, o crescimento costuma ser lento e assintomático, de modo que, quando o diagnóstico é feito, a doença pode já se encontrar em estágio avançado, comprometendo áreas extensas.