O que acontece quando o fígado deixa de funcionar?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Quando não é tratada a tempo, ou quando o distúrbio hepático é progressivo, a insuficiência hepática é fatal. Mesmo depois do tratamento, a insuficiência hepática pode ser irreversível. Algumas pessoas morrem de insuficiência renal. Algumas pessoas desenvolvem câncer hepático.

Cirrose. A cirrose é o processo final de toda doença crônica do fígado. Quando este órgão sofre qualquer processo inflamatório persistente (ao qual chamamos de hepatite crônica), por um longo período, ocorre progressivamente substituição do tecido normal do fígado por fibrose (cicatrizes) que pode levar a cirrose.

três anos

Esse processo ocorre mesmo em pessoas mais velhas e, de acordo com os pesquisadores, independentemente da sua idade, o seu fígado se regenerar como se tivesse com pouco menos de três anos. Mas nem todas as células hepáticas permanecem tão jovens assim.

Em circunstâncias comuns, o fígado leva cerca de seis meses para voltar ao peso normal depois que parte dele é extraída numa cirurgia, de acordo com avaliações feitas por exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

As causas da hepatite fulminante podem ser doenças auto-imunes, hepatite A ou B e o uso de medicamentos como antibióticos, psicotrópicos, antidepressivos, remédios para diabetes, analgésicos como o Paracetamol e chás utilizados para o emagrecimento.

O fígado ainda consegue se recuperar quando a fibrose está em estágio inicial e não há complicações maiores.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Paracetamol. O paracetamol é um exemplo clássico de um remédio que gera hepatotoxicidade em todos aqueles que o tomam em grandes quantidades. "Existem remédios que vão fazer toxicidade para todo mundo, dependendo da quantidade que se toma. O paracetamol é um exemplo.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

A presença de gordura no fígado é normal, mas o índice deve se manter menor que 5% para ser considerado saudável. Sem tratamento, a inflamação causada pela esteatose hepática pode desencadear quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado.

Realmente existe cólica no fígado? A cólica de fígado existe sim e ela é um problema que se manifesta na região superior direita no abdome. Portanto, dependendo de qual região da barriga o paciente sente a dor, mais clara será a origem do seu problema.

Os principais exames para visualizar lesões de fígado são a ultrassonografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética do abdome. Outro exame útil é a dosagem da alfafetoproteína (AFP), proteína liberada no sangue pela maioria dos tumores hepáticos de natureza maligna.

A cirrose é a desorganização completa da anatomia hepática e diminuição da função do fígado, com perda da arquitetura lobular e bordas irregulares, por conta de intensa fibrose e presença de nódulos regenerativos. O fígado é capaz de se regenerar mais facilmente e de forma rápida após sofrer lesões.

Se a lesão for tão grave que o fígado não consiga se regenerar, a pessoa pode precisar de um novo órgão, ou seja, de um transplante. Você aprenderá que, devido a sua capacidade de “regeneração”, o fígado pode ser doado enquanto o doador ainda está vivo.

Exemplos bastante conhecidos são a medula óssea, a pele, o epitélio intestinal, os músculos e, até mesmo, algumas regiões do cérebro.

Doação de pulmão: também pode ser feita em porção, sendo geralmente doado o lobo inferior do órgão. Entretanto, diferentemente do fígado, esse órgão não se regenera, mas a retirada de uma porção não coloca em risco a vida do doador.

Além disso, é uma condição que tem tratamento. Porém, sua evolução é silenciosa, sem sintomas, e se não for tratada pode gerar doenças hepáticas graves e até fatais.

Chá de boldo
Um dos melhores remédios caseiros para tratar o fígado inchado ou gorduroso, por conter propriedades que ajudam a melhorar a secreção da bile. Para preparar este chá, você deve colocar 2 folhas de boldo para um copo de água e deixar ferver durante cinco minutos.

No caso da alimentação, a dieta para gordura no fígado deve ser rica em fibras, proteínas, peixes e verduras, evitando o consumo de carboidratos refinados (refrigerantes, doces, arroz branco) e de gorduras saturadas (óleo de coco, margarina, amendoim, banha de porco), que podem ser substituídos por alimentos integrais ...

O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos. Por exemplo: hepatites A, B e C, cirrose e as chamadas doenças metabólicas.